Grupo Boticário confecciona bandeira com roupas de pessoas LGBTQI+ para celebrar a diversidade
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/63937/botic-470x300.png)
Em campanha nas redes sociais, empresa reúne histórias reais para despertar orgulho e respeito à causa LGBTI+
A bandeira LGBTQI+ é presença garantida nos perfis das empresas em junho, quando é comemorado o Mês do Orgulho. Mas o Grupo Boticário decidiu ir além das cores para mostrar quem faz essa bandeira: as pessoas e as histórias que dão vida ao movimento. Para representar essa luta, a empresa criou uma “Bandeira do Orgulho”, confeccionada com roupas doadas por 11 pessoas LGBTQI+.
Na campanha “Orgulho inspira Orgulho”, assinada pela agência SoWhat, histórias reais compõem o filme que trabalha a perspectiva emocional e humanizada sobre a simbologia da bandeira arco-íris que retrata não apenas diversidade de orientação sexual, mas também de trajetórias de vida. São elas que despertam orgulho e inspiração.
A campanha, que estreia nesta segunda (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, será veiculada nas redes sociais e no canal do Youtube do Grupo Boticário. Depoimentos impactantes sobre medo, solidão, rejeição e esperança estão presentes. Entre eles, está a história de Édson Medeiros, estilista gay que confeccionou a bandeira do filme, e Rapuso, artista transexual e compositor da música que embala a peça.
“A bandeira Orgulho aceita, abraça e inspira todes. Neste momento que vivemos, iniciativas que reverberem a existência, o amor e o respeito às pessoas são essenciais para combater o preconceito e valorizar o orgulho “, disse Renato Amendola, Head de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.
As ações da empresa também envolveram a criação de uma edição especial de produtos da marca O Boticário. A linha “Orgulho” foi conduzida e cocriada por colaboradores LGBTI+ do Grupo Boticário, com a participação do grupo de afinidade OrgulhoGB e do time de Diversidade. Parte do lucro obtido com a venda da coleção será destinado a Casa Florescer, (São Paulo) e Grupo de Dignidade (Curitiba), entidades que atuam no acolhimento de pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade e violência social.
DIVERSIDADE NO GRUPO BOTICÁRIO
A campanha “Orgulho inspira orgulho” é mais uma das iniciativas que o Grupo Boticário desenvolveu para a promoção da diversidade, inclusão e equidade nas empresas. Desde 2019, a companhia conta com um time de especialistas dedicados ao tema que buscam criar um impacto positivo dentro e fora da empresa nas seguintes dimensões: Gênero, Raça e Etnia, LGBTI+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
Desde então, importantes contribuições para a sociedade foram anunciadas como a licença parental universal de 120 dias a todos os colaboradores e o movimento #BeautyWeek.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires