Grupo Boticário confecciona bandeira com roupas de pessoas LGBTQI+ para celebrar a diversidade
Em campanha nas redes sociais, empresa reúne histórias reais para despertar orgulho e respeito à causa LGBTI+
A bandeira LGBTQI+ é presença garantida nos perfis das empresas em junho, quando é comemorado o Mês do Orgulho. Mas o Grupo Boticário decidiu ir além das cores para mostrar quem faz essa bandeira: as pessoas e as histórias que dão vida ao movimento. Para representar essa luta, a empresa criou uma “Bandeira do Orgulho”, confeccionada com roupas doadas por 11 pessoas LGBTQI+.
Na campanha “Orgulho inspira Orgulho”, assinada pela agência SoWhat, histórias reais compõem o filme que trabalha a perspectiva emocional e humanizada sobre a simbologia da bandeira arco-íris que retrata não apenas diversidade de orientação sexual, mas também de trajetórias de vida. São elas que despertam orgulho e inspiração.
A campanha, que estreia nesta segunda (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, será veiculada nas redes sociais e no canal do Youtube do Grupo Boticário. Depoimentos impactantes sobre medo, solidão, rejeição e esperança estão presentes. Entre eles, está a história de Édson Medeiros, estilista gay que confeccionou a bandeira do filme, e Rapuso, artista transexual e compositor da música que embala a peça.
“A bandeira Orgulho aceita, abraça e inspira todes. Neste momento que vivemos, iniciativas que reverberem a existência, o amor e o respeito às pessoas são essenciais para combater o preconceito e valorizar o orgulho “, disse Renato Amendola, Head de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.
As ações da empresa também envolveram a criação de uma edição especial de produtos da marca O Boticário. A linha “Orgulho” foi conduzida e cocriada por colaboradores LGBTI+ do Grupo Boticário, com a participação do grupo de afinidade OrgulhoGB e do time de Diversidade. Parte do lucro obtido com a venda da coleção será destinado a Casa Florescer, (São Paulo) e Grupo de Dignidade (Curitiba), entidades que atuam no acolhimento de pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade e violência social.
DIVERSIDADE NO GRUPO BOTICÁRIO
A campanha “Orgulho inspira orgulho” é mais uma das iniciativas que o Grupo Boticário desenvolveu para a promoção da diversidade, inclusão e equidade nas empresas. Desde 2019, a companhia conta com um time de especialistas dedicados ao tema que buscam criar um impacto positivo dentro e fora da empresa nas seguintes dimensões: Gênero, Raça e Etnia, LGBTI+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
Desde então, importantes contribuições para a sociedade foram anunciadas como a licença parental universal de 120 dias a todos os colaboradores e o movimento #BeautyWeek.
Destaques
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?