Grandes desafios marcam novo papel do profissional de comunicação nas empresas
por Silvia Candal
O Dia da Comunicação Empresarial, data em que se comemora os 48 anos de existência da Aberje, foi celebrado no dia 8 de outubro, na sede da associação, com a presença de mais de 100 comunicadores de diversas empresas, em evento que debateu os desafios atuais e futuros do setor.
Paulo Marinho, Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú-Unibanco e Presidente do Conselho Deliberativo da Aberje, abriu o encontro, cumprimentando os presentes pelo seu dia: “Devemos celebrar e apostar que temos uma estrada muito feliz e desafiadora pela frente, pois há muita oportunidade para a comunicação empresarial no Brasil. Mas para isso é preciso fortalecer a união do setor como um todo – colegas das empresas, das agências, das outras áreas da empresa – somente com essa união de forças é que teremos resultados melhores. Estamos vivendo a era da colaboração e uma atitude colaborativa é fundamental”.
Em seguida, o Diretor Presidente Paulo Nassar cumprimentou toda equipe na figura de Anna Chala, a mais antiga funcionária da Aberje, que tem 39 anos de casa.
Ele lembrou que, no dia da fundação da entidade, em 8/10/1967, os comunicadores discutiam a gramatura do papel das publicações, enquanto que hoje sua preocupação está voltada para a “dramatura” do mundo e o papel do comunicador frente aos desafios contemporâneos. “A Aberje se deslocou do posicionamento de uma associação para um think tank da comunicação empresarial, discutindo as questões amplas da sociedade do ponto de vista do nosso território, que é a narrativa”.
Segundo Paulo Nassar, tudo é texto e o que nos faz humanos é a linguagem. A narrativa organiza o humano no tempo e no espaço. “Não é por acaso que hoje discutimos, por exemplo, branded content, storytelling e storydoing, já que estamos olhando outras dimensões das atividades nas quais inserimos nossa contribuição profissional. Cada vez mais temos que ser comunicadores com os pés, a cabeça, o coração e a alma nos negócios das instituições e empresas que representamos. E só vamos nos afirmar se estivermos unidos”.
Para reforçar esse momento de união, Paulo Nassar lançou, na ocasião, o programa Aberje Mais, um pacote de serviços para fortalecer a comunicação nas empresas, que foi apresentado por Nara Almeida, Gerente de Planejamento Estratégico e Relações Institucionais. Clique aqui para saber mais sobre esse projeto.
Leia mais:
Painel 1: O comunicador que as empresas precisam
Painel 2: As verdades e mitos sobre as novas narrativas
Em tempo: Assista ao vídeo completo do encontro:
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados