Gestão de riscos e reputação empresarial são temas de novo livro
Luís Henrique Franco | Jornalismo Junior
Dignidade empresarial. Esse foi o tema que moveu a executiva Elisa Prado a organizar um livro, em conjunto com outros 23 autores, para tratar da questão da comunicação corporativa como uma forma de evitar crises, e não apenas resolvê-las. A obra “Gestão de Reputação: riscos, crises e imagem corporativa” foi publicada pela Aberje Editorial e teve seu lançamento na quarta-feira (26), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
Entre os presentes estavam amigos e colegas dos autores, profissionais do setor e da imprensa. O evento foi aberto pelo diretor-geral da Aberje, Hamilton dos Santos, e seguiu com um discurso de Elisa Prado. “Esse livro nasceu com um propósito muito simples: compartilhar experiências com todos vocês”, afirmou. Segundo a autora, seu intuito é oferecer práticas e exemplos aos profissionais e estudantes, uma vez que a literatura sobre o tema é escassa. Ela também defendeu que esse livro não é para ajudar na gestão de crise, mas na prevenção. “A gente não constrói a reputação da noite para o dia. Reputação é algo construído diariamente”.
Lalá Aranha, coautora do livro, também discursou no lançamento. “O livro é muito oportuno nos dias de hoje, pois aborda um tema complexo de maneira múltipla”, afirmou.
O último a discursar foi Paulo Nigro, presidente da Aché Laboratórios, que forneceu a visão de um CEO sobre o assunto. “Esse é um tema muito complexo para o CEO, porque normalmente nossa agenda possui uma série de coisas – o balanço financeiro, o market share, o crescimento produtivo. Via de regra, os riscos ficam em segundo plano, e eu devo dizer que são a parte menos sexy do negócio”. Ele afirmou que essa era a maior diferença entre um CEO que trabalha a curto prazo, que preza o imediatismo, e aquele que possui uma visão de longo prazo e sustentável, que investe mais na reputação da marca e em uma gestão adequada de riscos.
Sobre o livro “Gestão de Reputação”
No livro “Gestão de reputação: riscos e imagem corporativa”, a autora e organizadora Elisa Prado reuniu 23 profissionais experientes de comunicação corporativa para discutir sobre metodologias e lições aprendidas ao longo dos anos sobre crises de reputação e imagem. Os autores abordam diversos assuntos que dialogam com a gestão de reputação, tais como mensuração, sustentabilidade, redes sociais, ética e compliance, relações governamentais, entre outros.
Os coautores da obra são: Ana Luisa Almeida (Reputation Institute Brasil), Claudia Bocciardi (Braskem), Cristiana Brito (BASF), Daniela Castro (Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo), Edu Vasques (Grupo TV1), Gislaine Rossetti (LATAM), Grazielle Parenti (Mondelez International), Jussara Sant’Anna Belo (Reputation Institute Brasil), Lalá Aranha (consultora), Malu Weber (Votorantim Cimentos), Marco Simões (consultor), Marlene Marchiori (Universidade Estadual de Londrina), Monica Medina (consultora), Paulo Henrique Soares (IBRAM), Paulo Marinho (Itaú Unibanco), Paulo Nigro (Aché Laboratórios), Paulo Pompilio (Grupo Pão de Açúcar), Ricardo Voltolini (Ideia Sustentável), Rozália Del Gáudio (C&A), Selma Santa Cruz (Grupo TV1), Sergio Guardado (consultor), Susana Ferraz (consultora) e Suzel Figueiredo (consultora).
O livro pode ser adquirido no site: https://www.aberje.com.br/livros
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados