General Motors expande globalmente instalações com Zero Aterro
14 de março de 2018
  • English

A General Motors, empresa associada da Aberje, anunciou hoje a expansão de sua liderança na indústria em instalações Zero Aterro. Com a inclusão das instalações de Manufatura, Motores e Transmissões, Estamparia e Componentes Plásticos do Complexo Industrial de São José dos Campos, a América do Sul agora tem todas as suas unidades de manufatura na região reconhecidas como “Zero Aterro”.

Além das 27 instalações recém-certificadas, a General Motors conta com 142 instalações manufatureiras que transferem zero resíduos para os aterros. Esse número é o maior da indústria automotiva mundial. “Nós aspiramos ser uma empresa com desperdício zero, com todas as fábricas atingindo o status de aterro livre”, disse Dane Parker, vice-presidente de Sustainable Workplaces da GM. “Esse objetivo é impulsionado por nossas equipes locais e seus esforços para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis que melhorem as comunidades onde vivemos e trabalhamos”.

As operações de manufatura canadenses estão desviando 100% dos resíduos de aterros sanitários e industriais, mantendo os recursos na cadeia de valor e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Soluções pequenas e simples também estão tendo um impacto significativo. Na fábrica de Oshawa e no Centro Técnico Canadense (Oshawa Campus), um novo sistema de compostagem e reciclagem de resíduos está melhorando a eficiência de reciclagem. Através dos esforços de liderança no local e da participação dos funcionários, a reciclagem de contêineres mistos melhorou de 45% para 80% desde 2016. “Nós não vemos as coisas como elas são, mas sim como poderiam ser”, disse John Bradburn, gerente geral da General Motors para redução de resíduos. “Para nós, o desperdício é simplesmente um recurso fora de lugar”.

 

gm-aterrozero

 

A reutilização de concreto antigo como base e aterro para novas edificações, o reuso de panos de limpeza do processo de pintura em limpeza de peças oleadas, demonstra que as equipes da América do Sul encontram soluções criativas e simples para reduzir o desperdício. Por exemplo, a fábrica da General Motors em São Caetano do Sul reusa sacos plásticos, provenientes de envio de peças, em contêineres de resíduos diversos que depois seguem para co-processamento. O projeto evita o envio de quase 8 mil sacos de plástico para aterros sanitários a cada ano.

Os esforços globais de gestão de resíduos continuam a ser importantes para a empresa, proporcionando eficiências, gerando receita e ajudando com economia de custos. As 79 operações de manufatura com zero aterro em média reutilizam, reciclam ou compõem aproximadamente 96% de seus resíduos de operações diárias e convertem 4% em energia.

Uma parte fundamental da estratégia da empresa é dimensionar impacto através da colaboração e compartilhamento de melhores práticas entre suas operações globais e através de mentoria externa. A GM co-liderou o Conselho para Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis dos Estados Unidos Marketplace de Materiais, um arquivo online para as companhias cruzarem fluxos de resíduos industriais tradicionais e não tradicionais com novos produtos e oportunidades de receita. Em adição a compartilhar o landfill-free blueprint, a companhia orienta aproximadamente 25 negócios todos os anos em como gerenciar da melhor maneira sistemas complexos de resíduos. Visite GM.green para a lista das novas instalações certificadas com Zero Aterro.

 

Instalações certificadas na América do Sul:
Rosário – Argentina

• Motores
• Estamparia
• Manufatura

 

Brasil
• Complexo Industrial de Gravataí – Estamparia e Manufatura
• Mogi das Cruzes – Estamparia
• Joinville – Motores
• Complexo Industrial de São Caetano do Sul – Manufatura, Estamparia, Centro de Tecnologia, Engenharia, Escritório
• Complexo Industrial de São José dos Campos – Manufatura, Motores e Transmissões, Estamparia e Componentes Plásticos e Escritório

 

Equador
• Quito – Manufatura
• Sangolqui – Centro de distribuição

 

Colômbia
• Bogota – Manufatura

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.