09 de maio de 2018

Futuro da indústria química é foco das salas do Congresso AR

O 17º Congresso de Atuação Responsável, que será realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2018 no Novotel Center Norte, na capital paulista, terá como tema a “Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios” e contará com a participação de representantes do Conselho Internacional de Associações Químicas (ICCA), do fórum de Abordagem Estratégica Internacional para a Gestão das Substâncias Químicas (SAICM) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de representantes de associações nacionais e internacionais. A organizadora, Associação Brasileira da Indústria Química/ABIQUIM, é associada da Aberje.

O principal evento técnico do país direcionado a profissionais da indústria química discute temas que afetam as empresas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade e reúne a cada edição um público de mais de 500 pessoas entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos.

Já estão programadas as realizações das salas temáticas: Agenda estratégica de logística para uma indústria química mais competitiva, Armazenagem Responsável – prevenção e preparo na resposta a emergências no armazenamento de produtos químicos, Capacitação e os Desafios dos Profissionais de Emergências Frente às Novas Tecnologias; Capacitação para o Futuro, Diversidade e Inclusão; Compras Sustentáveis na Indústria Química: Oportunidades e Benefícios; Comunidades Sustentáveis: O que Queremos para o Futuro?; Fatores Humanos Relacionados a Segurança de Processos; Impacto da Reforma Trabalhista na Saúde e Segurança do Trabalho; Qualidade do Ar e Regulamentação: Desenvolvimento da Legislação Brasileira de Substâncias Químicas.

O Congresso também tem programada a realização de quatro minicursos: Gestão de Risco e a Governança Corporativa; E-Social na Prática: Desenvolvendo e Compartilhando Conhecimentos; Análise de Risco ao Longo do Ciclo de Vida das Instalações; e Mapa de materialidade da Indústria Química.

Uma discussão específica sobre comunicação e inovação está sendo proposta no mesmo evento. A Aberje apoia a iniciativa. O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Basf, Birla Carbon, Braskem, Comissão Setorial de Silicones, Croda, Dow, Huntsman, Ingevity, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Unigel e Unipar Carbocloro. O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Associação Brasileira da Indústria de Cloro-Álcalis e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), Instituto Brasileiro do PVC (IPVC), Plastivida, Sindicato das Indústrias de Produtos Petroquímicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinporquim) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

  • COMPARTILHAR: