Fundação Toyota lança ensino a distância
A Fundação Toyota do Brasil, em comemoração aos seus 10 anos, lança uma ferramenta de ensino a distância (EAD) por meio do Projeto Ambientação, que utiliza uma metodologia da montadora japonesa para resolução de problemas. A ferramenta é totalmente gratuita e destina-se ao público em geral, estudantes de nível técnico e superior e profissionais do sistema público e privado. As inscrições já estão abertas e as aulas terão início em agosto. A Toyota é associada da Aberje no Brasil.
Nesta primeira edição, o Ambientação EAD abordará o tema água, orientando os participantes como aproveitar melhor este recurso natural e adotar práticas sustentáveis a partir do Toyota Business Practices (TBP), uma metodologia de gestão de problemas da montadora. O primeiro módulo possui oito etapas, com tempo mínimo de quatro meses e máximo de cinco meses para a conclusão do curso, sendo que o participante deve cumprir o mínimo de 4 horas semanais para que possa acompanhar o grupo durante a capacitação. “Nesta primeira etapa, sugerimos indicar um tema mais palpável para que o participante tenha um norte. Todos têm acesso à conta de água da sua residência, por exemplo, a partir daí fica muito mais fácil aplicar a metodologia.”, explica Elaine Marques, coordenadora do Projeto Ambientação. Após concluir o curso básico sobre água, o aluno receberá um certificado e poderá escolher outros temas de seu interesse, estendendo sua formação para outras áreas.
Serão disponibilizadas 40 vagas e cada aluno terá o acompanhamento de um tutor durante todo o curso, além de receber apostila digital e materiais de apoio para complementar as videoaulas. Haverá ainda um Fórum, permitindo a interação entre os monitores e os participantes.
O curso recebeu consultoria da Prof. Dra. Rita Maria Lina Tacia, Diretora da ABED (Associação Brasileira de Ensino à Distância), pedagoga formada pelo Mackenzie, doutora em Linguística e Semiótica pela USP e professora adjunta do Núcleo de Educação à Distância da UNIFESP. Também houve colaboração da Prof. Lucelaine Zampolim, pedagoga formada pela Unicamp, pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e apoiadora durante a implementação do Projeto Ambientação na Rede Municipal de Indaiatuba.
AMBIENTAÇÃO – O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil, completou dez anos em 2018, tendo como principais objetivos a preservação do meio ambiente por meio da educação. Assim, desenvolve uma série de práticas sustentáveis realizadas por meio do ToyotaBusinessPractices (TBP), uma metodologia de gestão de problemas da montadora.
Para obter mais informações e se inscrever, acesse https://projetoambientacao.com.br/. As vagas são limitadas.
Destaques
- Encontro da Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, do Pacto Global Rede Brasil, apresenta planos para 2025
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
ARTIGOS E COLUNAS
Thiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensa