Fundação Espaço ECO discute na Polônia gestão do Ciclo de Vida
A Fundação Espaço ECO (FEE) fez parte da 9ª Conferência Internacional sobre Gestão do Ciclo de Vida, na cidade de Pozan/Polônia, dentro do Life Cycle Management (LCM) – um dos principais fóruns mundiais de sustentabilidade ambiental, econômica e social. O encontro – que neste ano tem como tema ‘Rumo ao Futuro Sustentável’ – fomenta a discussão de soluções práticas para a implementação de abordagens de ciclo de vida na tomada de decisões estratégicas e operacionais, seja na ciência, na indústria, nas ONGs ou em órgãos públicos. A FEE é mantida pela BASF, associada da Aberje.
Com 11 casos de sucesso aprovados na conferência, a FEE terá participação relevante nas apresentações orais e poster. Um dos trabalhos aprovados para a sessão poster aborda a sustentabilidade na construção: pensamento de ciclo de vida orientando a jornada de um importante fabricante de impermeabilizantes no Brasil.
O case aborda a construção de um plano de governança. “Levar estudos de casos como este, demonstra como a indústria brasileira está acompanhando as tendências e se moldando para aperfeiçoar suas estratégias orientadas a uma gestão sustentável”, afirma Taísa Caires, consultora de Gestão para a Sustentabilidade da FEE, que irá apresentar o estudo.
Partindo da demanda da Vedacit, de compreender sua cadeia de valor e definir objetivos, metas, estrutura e modelo de gestão do tema na companhia, a FEE realizou estudo de percepção (HotSpot Analysis) para definir os temas materiais. A partir deles, realiza o apoio à Vedacit, que é líder no mercado de impermeabilização e pioneira no Brasil, há 83 anos, na estruturação de um plano de governança para sua estratégia de sustentabilidade.
As etapas consistiram em identificar a percepção dos stakeholders da Vedacit sobre os temas inovação e sustentabilidade. Logo após houve o mapeamento de boas práticas da empresa e a construção da matriz com os temas materiais em relação à concorrência. Por fim, a FEE, em conjunto com a Vedacit, estruturou o modelo de governança, com a criação de comitês de trabalho e a definição de objetivos e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para serem alcançados em curto, médio e longo prazo, visando tornar a empresa uma referência para as indústrias da construção civil e química até 2025.
Para Luis Guggenberger, Head de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, “o trabalho com a FEE foi de fundamental importância para a construção do compromisso da Vedacit com a sustentabilidade, além do conhecimento e da capacidade técnica dos temas ligados à indústria química e da construção civil que a organização possui”, afirma.Taísa complementa ao dizer que a ideia é demonstrar como o conceito de ciclo de vida deve ser integrado à todas as rotinas de uma organização. “Isso vale para a pesquisa e desenvolvimento, planejamento estratégico e design de produto até o marketing, compras e relatórios.” A participação relevante na conferência reforça a elegibilidade de transformar a ferramenta da Vedacit totalmente aplicada ao negócio para que embase a venda de produtos, entre outros benefícios para a sociedade.
FUNDAÇÃO – A Fundação Espaço ECO (FEE)
atua como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos
customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais,
sociais e econômicos de seus produtos e processos – com base no pensamento de
Ciclo de Vida. A equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma
sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões
estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferece
soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de
conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos
socioambientais. Criada e mantida pela
BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade
Civil de Interesse Público), atua com a missão de
“promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na
sociedade”; reinvestindo os recursos obtidos no
financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a
sociedade. Conheça mais em www.espacoeco.org.br, emhttps://www.linkedin.com/company/22315705/ e no
www.facebook.com/fundacaoespacoeco.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira