25 de agosto de 2021

Fundação Dom Cabral lança plataforma de streaming gratuita que reúne conteúdo para empreendedores populares

A Fundação Dom Cabral (FDC), uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020), atua há 45 anos desenvolvendo milhares de empresas e líderes de todos os segmentos. Esta história de conquista também traz uma grande responsabilidade. Por isso, em 2020, diante do número crescente de pessoas que perderam a renda durante a pandemia, a FDC lançou o Pra>Frente com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico por meio da educação em Gestão e Empreendedorismo para empreendedores populares.

A iniciativa vem sendo viabilizada com o apoio de dois tipos de parceiros: as organizações sociais e as empresas que patrocinam o projeto. No projeto piloto, a iniciativa transformou a vida de mais 800 pessoas em 9 meses, sendo 602 empreendedores populares e 200 voluntários, que atuaram como mentores. “Assim como a vacina e o distanciamento social representam as melhores formas de combate à Covid-19, consideramos a educação como o principal remédio para a redução da pobreza”, explica Ana Carolina Almeida, líder do Movimento Pra>Frente.

Lançamento
E, agora, em agosto, está sendo lançada uma nova fase da iniciativa: o Pra>Frente Play, que é uma plataforma de streaming de conteúdo, totalmente gratuita para as pessoas que serão capacitadas. O objetivo, este ano, é capacitar 5.500 pessoas. “Mas nossa meta é ambiciosa! A plataforma tem o potencial de capacitar 1 milhão de pessoas com o apoio do ecossistema”, acredita Ana Carolina.

O Pra>Frente Play oferece conteúdo em formatos diferentes, com vídeos, podcasts, e-books, quiz e missões. Tudo é bem acessível, com navegabilidade otimizada e funcionalidades simples. Com jornadas individualizadas, o usuário navega pelo cardápio e escolhe o conteúdo que faz sentido para ele no momento do acesso. Para garantir uma boa conexão, a plataforma foi planejada para ter baixo consumo de dados e é interligada ao WhatsApp.

A metodologia do Pra>Frente Play é proprietária da FDC. Ela foi desenvolvida para aproveitar o melhor de cada indivíduo para criar um ponto de virada para quem já é empreendedor e também para quem deseja (ou precisa) ser. Mais que uma plataforma digital, o Pra>Frente Play é uma jornada de aprendizagem que combina conteúdo e entretenimento de um jeito divertido e aplicável ao negócio.

Neste sentido, a metodologia leva em consideração:

Os problemas do empreendedor popular: conteúdos exclusivos, criados a partir dos maiores desafios dos empreendedores.

Entretenimento: temas que aliam bom humor em abordagens práticas e comportamentais.

100% práticas: aprender fazendo, desenvolvendo observação, senso crítico e aplicabilidade.

Comportamento empreendedor: foco em atitudes (em todos os segmentos regiões e cenários econômicos).

Ágil: metodologias ágeis da concepção à aplicação dos conteúdos, sempre atuais.

A cada série disponível na plataforma, o empreendedor é desafiado a cumprir uma missão. Assim, a FDC garante que o conhecimento está sendo levado para a prática. Cada missão tem um indicador e, dessa forma, a Fundação Dom Cabral cria um padrão que permite desenvolver uma base ampla de dados sobre a aplicabilidade.

Além dos especialistas da FDC, o Pra>Frente conta com decoladores. Este é o nome dado pela Fundação Dom Cabral aos mentores voluntários, que contribuem com os empreendedores populares, oferecendo apoio psicossocial, ajudando com novas ideias, compartilhando experiências e acompanhando a evolução dos resultados. Com base nos perfis, a própria plataforma conecta, automaticamente, o decolador ao empreendedor popular. Hoje, já existem 700 mentores cadastrados. O Pra>Frente Play também tem conteúdos desenvolvidos para os voluntários, capacitando-os para o atendimento. Com o login, eles navegam numa versão própria para eles.

“Ao lado de empresas, sociedade civil e poder público, aportamos nossa liderança, experiência e expertise para criar uma rede de prosperidade que vai transformar a vida de muitas pessoas”, comemora Nádia Rampi, líder do FDC-Centro Social Cardeal Dom Serafim, responsável por todas as ações sociais da Fundação Dom Cabral.

Inscrições:
Existem 3 formas de os empreendedores populares participarem:

Através de indicação das empresas patrocinadoras;

Através de indicação das organizações da sociedade civil que são parceiras;

Inscrições feitas diretamente pelos empreendedores populares por meio das redes sociais do Pra>Frente e pelo site: https://prafrente.fdc.org.br

O Pra>Frente Play é destinado exclusivamente para empreendedores populares (MEIs e informais) e decoladores que serão capacitados.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *