Fundação Amazônia Sustentável e Sabesp firmam parceria
16 de junho de 2021
  • English

Acordo visa mobiizar e engajar a sociedade na conservação e no desenvolvimento sustentável da Amazônia

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que atua em apoio às populações ribeirinhas e indígenas, e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) firmaram parceria para mobilizar e engajar a sociedade na conservação e no desenvolvimento sustentável da Amazônia. As duas instituições querem criar um movimento de valorização da Amazônia para manter a floresta em pé e atuar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações ribeirinhas e povos indígenas. O lançamento da parceria ocorreu no dia 8 de junho, em um evento virtual apresentado pela atriz Christiane Torloni.

Para concretizar a parceria, a Sabesp vai incentivar doações voluntárias de seus clientes por meio da conta de água e esgoto. Todos os clientes dos 375 municípios atendidos pela Companhia em São Paulo poderão colaborar. Além da sensibilização da população, a parceria visa a contribuir para o alcance da agenda 2030, especificamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 (água potável e saneamento), 13 (combate às mudanças do clima) e 15 (vida na terra).

Participaram do lançamento online o governador de São Paulo, João Doria; o presidente honorário da FAS, Luiz Fernando Furlan; o superintendente geral da fundação, Virgílio Viana; Izolena Garrido, presidente da Comunidade do Tumbira; Milena Kokama, líder do povo indígena Kokama; o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira; o secretário de Infraestrutura Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido; e o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, ressalta que a parceria representa um marco histórico e importante no que diz respeito à valorização dos serviços ambientais providos pela Floresta Amazônica para o restante do Brasil. “Vivemos a maior crise da humanidade na agenda ambiental, em especial na agenda climática, e infelizmente não temos razão para sermos otimistas mas temos sim o dever de manter a esperança e perseverar por uma profunda mudança no processo civilizatório. E este é o espírito desta parceria que vai conectar cerca de 10 milhões de consumidores de água da Sabesp com os milhões de seres vivos da Amazônia, representados pelos guardiões da floresta: os povos indígenas e pelas populações  tradicionais”, diz.

Na mesma linha de pensamento, para o presidente honorário da FAS Luiz Fernando Furlan, o grande desafio do século 21 não é a pandemia, é a questão ambiental. “É a questão ambiental que vai dizer se vamos continuar viáveis neste planeta ou não. E a natureza já vem se manifestando com os extremos. Amazonas teve em dez anos o recorde de secas e de enchentes. Só posso aplaudir a iniciativa! Parabéns!”

O diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, lembrou que a importância da Amazônia vai além de sua região geográfica: “Ela tem relevância para o Brasil e para todo o planeta. O que estamos fazendo com esse acordo histórico é criar a possibilidade para que a Sabesp e a população paulista contribuam para sua preservação e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que cuidam da floresta.”

A Amazônia é um bem patrimonial inominável do Brasil e do mundo. O que se faz de bom na amazônia reflete em todo o Brasil e no mundo, assim como lamentavelmente o que se faz de mal à fauna e flora, de modo geral. Não tem sido poucas as agressões que a floresta amazônica tem sofrido. “Se não tomarmos iniciativas como essa que a FAS e a Sabesp consagram neste momento, nos arrependeremos. Nosso futuro depende de iniciativas como essa: uma lição de proteção à vida, à vida da natureza e à vida humanitária”, afirmou o governador João Doria.

Para participar, o cliente da Sabesp fará a adesão e a opção pelo valor que deseja doar no Sabesp Fácil, que pode ser acessado pelo aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS) ou pela Agência Virtual (www.sabesp.com.br). Esse valor será inserido na próxima conta com a descrição “Doação”. A Companhia fará a arrecadação e, mensalmente, transferirá os valores para a Fundação para a execução dos projetos, visando à preservação da floresta e consequentemente dos recursos hídricos. Todos os meses, a Sabesp publicará em seu site relatórios de prestação de contas.

 

Assista ao lançamento no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=wJYGE06xdeY

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.