Folha promove seminário sobre os desafios do jornalismo
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/20026/2o-encontro-folha-de-jornalismo-470x300.jpg)
A Folha promoveu o 2º Encontro Folha de Jornalismo em São Paulo nesta semana, em celebração aos 97 anos do jornal e lançamento da nova versão de seu Manual de Redação. O evento discutiu os principais temas que pautam o cenário jornalístico atualmente, tais como as notícias falsas, neutralidade em redes sociais, extremismo e cobertura política.
Entre os convidados, estavam presentes o ministro Gilmar Mendes, o candidato à presidência Ciro Gomes, jornalistas como Carlos Maranhão (ex-Abril), William Waack (ex-Globo), Ricardo Boechat (Bandeirantes), Maria Cristina Fernandes (Valor), e nomes internacionais como o diretor de Redação do jornal espanhol El País, Antonio Caño, e Rosental Calmon Alves, professor de jornalismo da Universidade do Texas.
Na abertura do seminário, o acadêmico afirmou que vivemos próximos do ponto de inflexão na revolução digital e discutiu sobre o dilema das empresas de tecnologia, como o Facebook, de tomarem responsabilidades como empresas de mídia. Um tema destacado em uma das mesas foi o conteúdo de marca, o chamado branded content, e os limites que esses novos formatos comerciais propõem. O consenso é o de que o leitor deve ser sempre informado quando o conteúdo publicado é patrocinado, embora haja divergências sobre a participação ou não das redações editoriais nos projetos. Outras mesas debateram sobre fake news, o desafio da cobertura eleitoral deste ano, os limites da relação jornalista-fonte, entre outros temas.
A cobertura completa pode ser conferida no site da Folha.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires