FleishmanHillard divulga resultados do Painel do Poder
O cenário político brasileiro é um exemplo de como a falta de informações precisas pode levar a inquietações, instabilidade e paralisia de decisões de investimento pelos agentes econômicos. As pesquisas estão entre os instrumentos mais efetivos para se coletar dados em um contexto de dúvidas e incertezas.
A pesquisa Painel do Poder, uma ferramenta desenvolvida pela FleishmanHillard – agência associada da Aberje – em parceria com o Congresso em Foco, foi concebida como um instrumento para lidar com o cenário de imprevisibilidade política brasileiro. Trata-se de um instrumento de apoio à decisão de organizações sobre temas em discussão na esfera federal capazes de impactar seu desempenho de forma direta ou indireta. Ele permite apreender, momentaneamente e em séries históricas, a temperatura no ambiente parlamentar em relação ao governo federal, à tramitação de propostas legislativas específicas e ao conjunto do cenário político brasileiro.
A pesquisa, que envolve a realização de quatro rodadas (ondas) anuais de sondagem com as lideranças parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, monitora de forma sistemática e com fundamentação científica a agenda do legislativo. O diferencial da pesquisa é a qualificação do público ouvido: as principais lideranças do Congresso Nacional, formais e informais, selecionadas pela equipe do Congresso em Foco a partir do conhecimento acumulado ao longo de anos de cobertura da atuação do Legislativo federal brasileiro.
O painel escuta a opinião dos quadros que orientam o voto de suas bancadas, definem as questões prioritárias na agenda, dialogam com o Executivo e são ouvidos na avaliação de propostas em tramitação. É capaz de extrair informações estratégicas sobre a temperatura das principais pautas de interesse público ou institucionais na Câmara e Senado e identificar riscos regulatórios.
Download do estudo: http://cdn.fleishmanhillard.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2018/10/Painel-do-Poder_FH.pdf
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Regina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contextoPamela Muramatsu Insights para uma comunicação mais eficiente para o agro