FleishmanHillard divulga orientações de gestão de crise sobre Coronavírus
Desenvolvido pelos consultores de crise, documento da agência FleishmanHillard – associada da Aberje – traz informações e auxilia clientes, em vários setores, sobre como avaliar as expectativas e se comunicar nessa situação global em evolução.
Em dezembro de 2019, as informações da China começaram a dar alarmes sobre uma nova doença respiratória que se espalhava rapidamente na cidade de Wuhan, na província de Hubei. Nos dois meses, desde então, 75.000 casos foram confirmados em mais de 32 países (e regiões) ao redor do mundo.
Na última segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020, o coronavírus causou mais de 2.500 mortes. No mesmo dia, o Dow Industrial Average (INDU) fechou 1.032 pontos, ou 3,6%, marcando o pior dia em dois anos, com analistas de mercado citando o coronavírus como principal responsável pelo baixo desempenho.
As autoridades médicas globais continuam a divulgação de avisos e protocolos de resposta. Os países implementaram proibições de visto e entrada. O impacto geral continua a evoluir em uma série de consequências para a saúde, efeitos econômicos, exposição política e preocupações pessoais, refletindo o impacto social e as preocupações a todos os cidadãos. Indivíduos da Ásia e de ascendência asiática enfrentaram uma erupção de xenofobia.
Empresas multinacionais, universidades e outras organizações começaram a tomar medidas para proteger seus colaboradores, clientes e outras partes interessadas importantes, desde o final de janeiro. Voos foram cancelados, viagens não essenciais foram reduzidas, eventos e grandes reuniões foram adiados, e funcionários foram instruídos a trabalhar em casa, ou não.
Se as tendências atuais continuarem, as empresas e organizações precisarão planejar, adequadamente, variedades de cenários para encarar essa situação. Com o passar dos dias, os riscos de decisões precipitadas serem tomadas só aumentam, principalmente ligadas a informações incompletas, expectativas e preocupações do público. Neste momento, valores organizacionais, bem como obrigações operacionais e financeiras, devem ser revistas e preservadas.
Desde o início dessa situação, a FleishmanHillard tem assessorado clientes de vários setores-chave da indústria sobre como lidar, da maneira mais adequada o possível, com essa situação – que segue em constante evolução. Um dos materiais está disponível para download neste link: https://www.aberje.com.br/mkt_parceiros/2020/docs/COVID-InformativoFleishman.pdf
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados