Festival Fronteiras reúne 40 pensadores em três dias de cultura em Porto Alegre

Porto Alegre receberá, entre os dias 28 e 31 de maio, a primeira edição do Festival Fronteiras, que reunirá 40 nomes do pensamento, das artes e da comunicação em debates e apresentações abertas ao público. Realizado na Praça da Matriz e em seu entorno, o evento celebra a cultura e o diálogo um ano após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
“O que veremos é a Praça virar um ponto de encontro, entre dezenas de experiências, em um momento importante para o Rio Grande do Sul se mostrar protagonista em eventos como esse. Vamos reunir dezenas de intelectuais, que aceitaram quase que de imediato o convite em uma conexão entre arte, cultura e pensamento”, disse o curador do Festival, Fernando Schüler.
“O Festival Fronteiras deve se tornar um evento dentro do calendário anual de Porto Alegre, trazendo conexão e reflexão, em um formato celebratório, para o coração da capital gaúcha, o Centro Histórico. Nossa expectativa é de que seja um festival que faça a cidade retomar o protagonismo de grandes eventos culturais no Brasil, colocando grandes pensadores brasileiros compartilhando o palco para debater ideias e perspectivas sobre a vida contemporânea, sempre em duplas”, explicou Pedro Longhi, diretor-executivo do Festival Fronteiras.
A programação começa na noite de 28 de maio, com a avant-première protagonizada por Gilberto Gil e Mia Couto. Nos dias 30 e 31, a agenda se intensifica com conversas sobre temas contemporâneos, como os dilemas da subjetividade, com Christian Dunker e Ana Suy, e a narrativa do mundo atual, com Mia Couto e Itamar Vieira Júnior. Comunicadores como Fabrício Carpinejar e Marcelo Tas também conduzirão entrevistas com convidados especiais.
Entre os participantes confirmados estão o ator Lázaro Ramos, o neurocientista Sidarta Ribeiro, o historiador Leandro Karnal e a atriz e escritora Maria Ribeiro. Além dos debates, o festival oferecerá uma programação artística variada, incluindo apresentações musicais com curadoria da Grezz e da Rádio Agulha. O encerramento dos dois dias será marcado por noites musicais especiais: uma homenagem a Antônio Cícero no dia 30 e um show da banda Dingo com a orquestra do maestro Tiago Flores no dia 31.
O Festival Fronteiras tem apresentação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio master de Banrisul, Icatu Seguros e Corsan, e é realizado pela Delos Bureau, do Grupo DC Set, com promoção do Grupo RBS.
Serviço
Quando: 28 (Avant-Première), 30 e 31 de maio
Onde: Praça da Matriz e seu entorno, em sete palcos, três deles gratuitos
Ingressos: https://festivalfronteiras.com/
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































