Ferramenta da Fundação Telefônica incentiva jovens a negócios de impacto social

Há dez anos, um movimento mundial era criado para de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora. Nascia assim a Semana Global do Empreendedorismo, que acontece sempre em novembro. Só no Brasil, o evento mobilizou mais de 2,5 milhões de pessoas em 10 mil atividades nos últimos três anos. Segundo relatório do SEBRAE, o país atingiu a segunda maior taxa total de empreendedores de sua série histórica em 2016, com 36% da população adulta envolvida com atividades empreendedoras.
Os números revelam o quanto o empreendedorismo já faz parte do DNA brasileiro. Mais do que ter o próprio negócio, empreender tornou-se uma ferramenta de mudança, capaz de transformar boas ideias em ações que geram desenvolvimento econômico social e transformam realidades. Foi a partir do ideal de incentivar a juventude empreendedora do Brasil a encontrar soluções para problemas de sua comunidade que nasceu o Programa Pense Grande, em 2013.
O programa da Fundação Telefônica Vivo, instituição associada da Aberje, é um convite para jovens de 15 a 29 anos tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias, utilizando seus conhecimentos e habilidades para desenvolverem negócios que impactem positivamente outras pessoas e, ao mesmo tempo, gerem renda. “Quando o jovem conecta suas competências às necessidades de sua comunidade, ele é capaz de desenvolver uma atitude empreendedora que vai além do negócio e pode ser aplicada na vida como um todo”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Desde seu início, o Pense Grande já envolveu mais de 50 mil jovens de diversos Estados, oferecendo aos participantes a oportunidade de criar ou validar modelos de negócios inovadores, além de histórias inspiradoras
Metodologia Pense Grande
Em novembro de 2017, o Pense Grande ganhou um canal próprio para gerar ainda mais visibilidade às iniciativas desenvolvidas pelos jovens, promover conteúdos relevantes e incentivar outras pessoas a colocarem suas ideias em prática.
O destaque fica por conta da Metodologia Pense Grande, já disponível para download gratuito site. Dividido em 10 grandes temas, o material reúne as melhores práticas e conteúdos das formações realizadas pelo programa. Agora, educadores e jovens interessados no assunto podem ter acesso a uma metodologia exclusiva focada em empreendedorismo social para tirarem suas ideias do papel. “Compartilhamos histórias reais de jovens que empreenderam a partir do programa, contamos seus desafios, conquistas e como encontraram oportunidades de transformação para suas vidas e de muitas pessoas”, relata Americo.
Destaques
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
- Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025
- Page Spring Seminar 2025 apresenta insights para comunicadores em um mundo instável
- Plataforma de Comunicação do Pacto Global se reúne em seu primeiro encontro de 2025
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!