Fernanda Stocco é escolhida como diretora da representação da Aberje no Paraná
Cumprir a função social de promover a comunicação nas organizações, gerar conhecimento e fortalecer o papel estratégico do comunicador, tornando o trabalho da Aberje uma referência no tema na região e gerando uma percepção positiva para a entidade e para o próprio movimento associativo. Esta é a parte da missão que Fernanda Stocco, gerente de Comunicação Corporativa da Renault Brasil – responsável pelas áreas de Comunicação Interna, Eventos e Relações com a Imprensa da empresa –, passa a assumir como Diretora do Capítulo Aberje Paraná a partir de janeiro de 2021.
Formada em Física pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Educação pela PUC-PR, Fernanda tem formações internacionais em Leading High Performing Teams, Change Management e 6 Ds Methodology. Em sua carreira, trabalhou nas empresas Telefonica Brasil, GVT e TIM. Ingressou na Renault em 2017, já como Gerente de Comunicação Interna e, entre diversos projetos de relevância, atua também como coordenadora do programa de diversidade Women@Renault.
Sua atribuição na Aberje envolve divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como promover um calendário de ações locais. Também terá como função coletar dados sobre a atividade de Comunicação em empresas e instituições da região, desenvolvendo insights relevantes para a rede associativa. Para Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, “Fernanda, a partir de referenciais de formação em outras áreas, traz complementaridade de visão e competências para a atuação da comunicação nas organizações e, vindo de uma empresa que mantém tantos laços nas comunidades e impacta positivamente a vida de tantos indivíduos, entende a relevância de estar na rede de relacionamentos de uma associação”. Já Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor-titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ressalta que não existe centralidade na capacidade de estratégia e de realização inovadora dos comunicadores. É por isso que os Capítulos da entidade se tornam tão relevantes no sentido inclusivo e de constituir uma plataforma de visibilidade para os talentos de todas as localidades.
Para Fernanda Stocco, assumir a diretoria da Aberje “será uma excelente oportunidade para fortalecermos a comunicação empresarial no Paraná e aproximarmos ainda mais os associados, na busca pelas melhores práticas. A Aberje é uma referência e construiu uma história de uma ótima reputação e serviços prestados à Comunicação no país”. Em sua visão, “o ano de 2020 consolidou as áreas de comunicação com sua importância estratégica nas organizações. Neste mundo cada vez mais conectado, sabemos da nossa nobre e importante missão, que é conectar as marcas e pessoas com uma comunicação ágil, transparente e consistente”.
A nova diretora entra em breve na fase de planejamento das atividades 2021 como lançamento de livros, realização de cursos de capacitação gerencial, organização de pesquisas regionais e promoção de encontros temáticos, ainda que, sob impacto da pandemia da Covid-19, seja indeterminado se serão atividades presenciais ou remotas.
Histórico
Carmem Murara, diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista, passa a coordenação do Capítulo à Fernanda, após um ano e meio de gestão. “Nesse período acredito que foi possível fortalecer a presença da Aberje no Estado por meio da inclusão de novos associados, da promoção de networking e de eventos para debater assuntos estratégicos para a comunicação corporativa. Entre eles, a gestão de crise, o perfil da liderança e os temas voltados à comunicação no cenário da pandemia”, relata.
O trabalho nunca deixa de ser conjunto, porque parte do legado de gestões anteriores, como de Solange Fusco e Eloi Zanetti, quando ocuparam cargos de direção de comunicação da Volvo e do Bamerindus, respectivamente, e estiveram também à frente da Aberje no estado.
São associados da Aberje atualmente no Paraná: Ação Integrada, Arteris Planalto Sul, Bradesco, Cargill, CNH Industrial, Coca-Cola Femsa, Colégio Nossa Senhora Medianeira, Crcom, Econorte – Grupo Triunfo, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Grupo Boticário, Grupo Marista, Ingredion Brasil, Instituto Grupo Boticário, Klabin, Loures Consultoria, PG1, Philip Morris, Província Marista Brasil Centro-Sul, Randon, Renault do Brasil, Telefônica Vivo, Tim Celular, V3com, Valmet, Vibro, Volvo do Brasil, Votorantim Cimentos S.A. e Votorantim S.A.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto