Feira de negócios marca 15 anos do Shell Iniciativa Jovem no Brasil
Em todas as regiões onde opera no Brasil, a Shell tem o objetivo de promover o empreendedorismo entre os jovens por meio de programas que oferecem suporte para que boas ideias possam sair do papel e virar realidade. E um desses projetos, o Shell Iniciativa Jovem (IJ), está completando 15 anos, e a celebração da data vai culminar com sua Feira de Negócios anual, que terá entrada gratuita e será realizada na próxima quinta-feira (09) a partir das 13h, na sede da Firjan, no Rio.
O evento deste ano reunirá 42 empreendimentos que participam da edição de 2015 do programa e cujos planos de ação foram aprovados para participar da última etapa, a Fábrica de Negócios. Nessa fase, os empreendedores irão construir o plano de negócio com o apoio de mentores e consultores, além de testar e verificar sua aderência no mercado.
“A Feira de Negócios é a concretização de um trabalho que estamos desenvolvendo desde março com dezenas de jovens da turma deste ano”, celebra a gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil, Leíse Duarte.
Leíse destacou que a edição de 2015 da Feira será ainda mais especial porque marca a comemoração pelos 15 anos do programa no Brasil. “Ao longo dessa década e meia ajudamos a desenvolver mais de 400 novos negócios no país. O trabalho da Shell é muito importante porque um empreendimento tem mais chances de dar certo quando recebe incentivo e orientação focada desde o início”, ressaltou.
Além de apresentar os novos empreendimentos, o evento também premia as melhores ideias desenvolvidas durante a segunda etapa do programa. A premiação totaliza R$ 30.500,00 para os oito melhores empreendimentos.
Nação empreendedora
“Devemos atribuir os resultados positivos do Iniciativa Jovem nesses 15 anos também à vocação do brasileiro para os negócios. É gratificante para nós fazer parte de tudo isso e saber que contribuímos para o crescimento profissional de centenas de jovens”, afirma o gestor de projetos do Shell Iniciativa Jovem, Leonardo Filardi.
E Filardi está certo quando diz que o Brasil é um lugar de empreendedores. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o país ocupa a primeira colocação no ranking de empreendedorismo, com 34,5%. Enquanto isso, ainda segundo dados da mesma pesquisa, os Estados Unidos têm 20% de empreendedores, o Reino Unido 17%, o Japão 10,5%, a Itália 8,6% e a França 8,1%.
Sobre o Shell Iniciativa Jovem
Executado pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), o Shell Iniciativa Jovem é a versão brasileira do Shell LiveWIRE, uma rede internacional presente em 15 países. O Shell Iniciativa Jovem é um programa de investimento social que oferece capacitação empreendedora, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis para que jovens de 20 a 34 anos desenvolvam seus próprios negócios.
Seu principal objetivo é promover o empreendedorismo de forma sustentável, através da formação de jovens empreendedores bem-sucedidos e empreendimentos socialmente responsáveis, colaborando para a geração de trabalho e renda e incentivando a cultura empreendedora.
Serviço:
Data: 09/07/2015
Horário: de 13h às 20h
Local: Firjan – Avenida Graça Aranha, nº 1, 4º andar – Centro – RJ
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados