FalAção desta semana aborda Confiança e Comunicação

Por que e para que medir a confiança? Simplesmente porque confiança é a base de todas as relações. Quem explica, no podcast FalAção desta semana, é Ana Julião, líder no Brasil da Edelman, agência global de comunicação, que há mais de 20 anos produz o Edelman Trust Barometer, estudo sobre confiança e credibilidade. Este episódio é patrocinado por Itaú Unibanco e Suzano.
“Acredito que confiança é a base das relações entre todas as instituições. Todo indivíduo escolhe se relacionar com quem lhe oferece mais confiança. E, ao medirmos os níveis de confiança, conseguimos diagnosticar efetivamente este momento, prever o futuro e buscar estratégias mais corretas de comunicação e de posicionamento que possam contribuir para relações de confiança mais sólidas”, salienta Ana.
Ao longo dessas duas décadas do estudo, as relações das pessoas se transformaram. “Notamos que houve um grande crescimento do aumento da confiança no seu par, em função do crescimento das redes sociais. O segundo ponto a destacar, é a diminuição da confiança nos governos e nas instituições públicas e, por conseguinte, um aumento muito grande da expectativa das sociedades em relação às empresas”, revela.
Ana frisa que a comunicação tem um papel fundamental na construção e na manutenção dessa confiança. “Para confiar, é preciso conhecer a empresa, entender o que ela faz e se identificar de verdade. No final, o que buscamos como profissionais de comunicação é ajudar as empresas a fortalecerem a sua reputação. No fim do dia, o que queremos é contribuir para promover, proteger ou construir a reputação de uma organização”, ressalta.
Em sua opinião, o maior desafio que os profissionais de comunicação enfrentam hoje em dia na construção do trabalho em prol da confiança, é o imediatismo. “Tudo se transformou numa necessidade de hoje para amanhã. A construção dessas relações exige um trabalho consistente e perene. É preciso ter paciência na construção dessa reputação”, ensina.
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
Ouça aqui
Spotify
https://open.spotify.com/episode/6qZtKFPXIdrKfGySYCF1t4?si=ncDCmOioSZ26FP9W7y7ooA
Apple Podcast
https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930
Google Podcasts
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/974792
Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Nelson Silveira É no silêncio de um ChevroletPablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativa