FAAP indica aluna de Relações Públicas para estágio no Brasil e Portugal
Parceria com Academia Brasileira de Eventos e Turismo possibilitou que a estudante Vanessa Winther Sampaio aplicasse o conhecimento adquirido em salas de aulas no segmento de eventos
Vanessa Winther Sampaio, aluna do quarto semestre do curso de Relações Públicas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é uma das estagiárias do Projeto Educacional – Programa de Estágio Nacional e Visita Técnica Monitorada Internacional, da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em parceria com a FAAP.
O objetivo é propiciar aos futuros profissionais novos ambientes organizacionais e a possibilidade de ampliar capacidades técnicas de atuação em nível global. Entre os critérios avaliados estão o bom desempenho acadêmico do aluno, realização de projeto ou proposta de TCC (trabalho de conclusão de curso) e possuir inglês fluente, entre outros requisitos. Pelo projeto, Vanessa estagiou no Brasil em setembro e agora se prepara para em outubro seguir para a cidade do Porto, em Portugal.
“A parceria FAAP e Academia é uma iniciativa inovadora, voltada para o segmento de feiras e exposições, um nicho que oferece a possibilidade de aplicar estratégias de comunicação e de relações públicas de modo integrado”, afirma Yara Moraes, professora do curso de Relações Públicas da FAAP, acrescentando que também permite a promoção de relacionamentos estratégicos e o fortalecimento da imagem e reputação das empresas.
De acordo com dados da Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras), só no ano passado foram realizadas mais de duas mil feiras de negócios no país, sendo que a cidade de São Paulo representa 48% desse universo. Outro dado é a pesquisa realizada pela ABEOC (Associação Brasileira das Empresas de Eventos) e SEBRAE sobre o Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil – 2013/2014, em que o crescimento do mercado de eventos cresce 14% ao ano.
Experiência enriquecedora
Vanessa está tendo a oportunidade de vivenciar as três fases de uma feira: a do promotor, a da montadora e a do expositor, desde sua concepção, planejamento, execução até a abertura oficial no pavilhão para convidados, públicos do segmento da feira, autoridades, estudantes, jornalistas e prospects. “O profissional de comunicação tem muito a contribuir com esse mercado e nossa aluna poderá ampliar sua visão estratégica para esse tipo de evento”, assegura a professora, responsável pela disciplina de Produção de Eventos – Cerimonial e Protocolos.
O estágio é diário e realizado em três empresas do segmento: promotora, montadora e pavilhão de exposição. Claudia Nascimento, analista de Recursos Humanos da Francal Feiras, uma das empresas participantes do projeto e que recebeu Vanessa, completa: “Ela terá a oportunidade de acompanhar todas as etapas de um evento: concepção, comercialização dos espaços, criação da programação visual, entre outras. É uma experiência muito enriquecedora”, destaca.
“É muito importante vivenciar o dia a dia do trabalho, conhecer as empresas que estou estagiando e o posicionamento delas no mercado, além de entender como funciona todo o processo de um evento”, afirma Vanessa, destacando a relevância da parte internacional do projeto. “Vai ser muito bom ter essa prática internacional”, observa.
O que mais chamou a atenção da Vanessa, foi o dinamismo, a maneira rápida como tudo acontece antes, durante e após os eventos, com um grande fluxo de pessoas e informação. “É importante perceber que as coisas não são tão fáceis e você precisa estar amparada no planejamento, pois só por meio dele você consegue resolver problemas de maneira inesperada e entregar de fato o que é solicitado”, pondera.
Sobre o curso de Relações Públicas da FAAP
O curso forma profissionais inovadores, criativos, com elevado senso crítico e capacidade para desenvolver e aplicar estratégias de comunicação organizacional. Possibilita ao aluno desenvolver as habilidades para ser o gestor da imagem e da reputação de pessoas, empresas, órgãos públicos e instituições, definindo ações e canais de comunicação adequados para a construção do relacionamento com públicos-alvo, como imprensa, clientes, governo, funcionários e comunidade. Um dos diferenciais é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar até quatro disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos. Possui ainda parceria com inúmeras instituições em mais de 30 países, destacando-se George Washington University (EUA), Universidad Camilo José Cela, Universidad de Málaga, Universitat Internacional de Catalunya e Universidad Carlos III (Espanha).
Sobre a Academia
Iniciativa inédita no Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006, trazendo, por meio de ações programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional, de forma a evidenciar e prestigiar seu crescimento e competências de maneira sustentável e ética. À semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, seu quadro é constituído por um colégio acadêmico que, atualmente é composto por 36 profissionais, representantes notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva dos setores dos Eventos e Turismo. Entre suas principais ações, instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado em todo o país desde 2014, oficialmente, todo dia 30 de abril, bem como a instalação de seu Centro Cultural com Biblioteca Nacional de Eventos e Museu, em vias de abertura.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO
Sala de Imprensa: www.faap.br/imprensa
Tel: (11) 3662-7270/ 7271 / 9-5329-1654
Jornalistas: Fabiana Dourado (fabiana.dourado@wnp.com.br)
Iracema Carvalho (iracema.carvalho@wnp.com.br)
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados