Evento gratuito discute como será o futuro da presença feminina nas organizações
Manhã de debates acontece em São Paulo e faz parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher
No ano passado, a pesquisa Perfil de Liderança no Brasil – promovida pela Aberje – identificou que, embora 69% das mulheres ocupem cargos de liderança na comunicação corporativa no Brasil, elas representam somente 45% do total de cargos de direção ou vice-presidência nas empresas onde trabalham. Já um outro estudo International Business Report (IBR) – Women in Business 2019 – idealizado pela Grant Thornton, informa que, mesmo ocupando o 10º lugar no quesito de empresas com mais mulheres líderes, o país está abaixo da média mundial (29%), com apenas 25% dos postos de liderança ocupados pelo sexo feminino.
Os números indicam que, embora as corporações estejam cada vez mais almejando o protagonismo feminino e criando a cultura de que as mulheres devem, sim, participar de tomadas de decisões e ocupar cargos executivos e de liderança, ainda existe um longo caminho a ser cumprido.
Com o objetivo de promover reflexões conceituais e cases práticos sobre como as empresas estão propondo novos caminhos para a presença afirmativa da mulher na sociedade, a Aberje realiza, no dia 06 de março, em São Paulo, um evento gratuito, com a presença de líderes femininas dos setores público e privado, com bastante reconhecimento no meio de atuação.
Divididas em três partes, a primeira etapa aborda “A mulher à frente dos setores e poderes: uma reflexão sobre a participação feminina nas empresas, nos governos e nas organizações da sociedade civil”. A mesa será composta por Fabiana Alves, presidente da Castrol no Brasil; a Major do Exército Brasileiro Marília Villas Bôas, chefe da Comunicação Social e Ouvidoria do Hospital Militar de Área e a Dra. Daniella Lins Neves, Diretora Médica da AACD.
O “Empoderamento feminino na prática: o que as empresas estão fazendo?” faz parte do segundo painel de debate, contando como convidadas: Rute Melo Araújo, diretora de Gente e Serviços na VLI; André Coutinho, sócio-líder de mercados da KPMG no Brasil; Francieli Scatolin, executiva de vendas segmento automotivo; e Viviana Gonçalves Cavichia, líder de Engenharia e Especialistas da Divisão Food and Beverage na Ecolab.
Uma mesa de debates moderada por Debora Gepp, responsável pelo Programa de Diversidade e Inclusão da Braskem, acontece na parte final das palestras.
O evento é gratuito, com vagas limitadas, e as inscrições devem ser feitas previamente pelo site da Aberje.
Dia da Mulher Aberje
Data: 6 de março (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h30
Local: Aberje
Endereço: R. Amália de Noronha, 151,
6º andar – Pinheiros (próximo ao metrô Sumaré)
Inscrições gratuitas (acesso
preferencial para associados da Aberje): https://www.aberje.com.br/calendario/dia-da-mulher-aberje-4/
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025