Evento discutiu revolução digital e comunicação no centro de inovação da BASF


Na terça-feira, dia 18, a Aberje realizou com a BASF o evento “A comunicação e as novas fronteiras da revolução digital”. Debateram o tema Cristiana Brito, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF; Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje; Sérgio Gama, Senior Developer Advocate Leader da IBM; Everton Schultz, VP executivo da Weber Shandwick; com mediação de Edward Pimenta, diretor do G.Lab, estúdio de branded content do Grupo Globo.
Durante o encontro, realizado no Onono – centro de inovação e pesquisas científicas da BASF, os palestrantes falaram sobre o impacto das novas tecnologias na comunicação das empresas, transformando as pessoas e os negócios. “É difícil pensar em uma indústria mais impactada pelo digital quanto a da comunicação. Se antes as empresas tinham a impressão de que poderiam controlar alguma coisa nos seus processos de comunicação, com o avanço do digital isso se tornou impossível”, afirma Edward Pimenta, diretor do G.Lab.
A importância de transformar a cultura e o mindset das empresas para o digital foi um dos temas abordados. Para Everton Schultz, da Weber Shandwick, este é o maior desafio da comunicação. “Nós, enquanto comunicadores, temos como missão deixar a tecnologia mais próxima do humano”, afirma. “Quando a gente fala em transformação digital é sim mudança de cultura. Eu preciso estar aonde esses caras estão. Não adianta eu chamar as pessoas para o meu canal. Eu vejo muita empresa dizer: baixe o meu aplicativo, isso é um absurdo. Ninguém mais quer baixar aplicativo. A empresa tem que estar nos canais onde o cara está”, afirma Sérgio Gama, da IBM.
Cristiana Brito, da BASF, conta sobre a transformação na empresa: “A Basf é uma empresa de 150 anos e, por isso, você precisa estar sempre se renovando. Como a gente faz isso? A gente co-cria, se escuta e participa dos diálogos. A comunicação não fica longe disso, porque temos que estar à frente. Ela tem que estar à frente do seu tempo e fazer um evento como esse é escutar e debater como podemos ser pioneiros”.
O evento teve transmissão ao vivo, no link: http://basf.izap.com.br/channels/
Destaques
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
ARTIGOS E COLUNAS
Vânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidade