PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de dezembro de 2019

Estudo Fjord Trends 2020 destaca sete tendências emergentes que irão moldar o mercado de experiência

Thalita Dominato
THALITA DOMINATO
 
  • COMPARTILHAR:

Após um período de crescimento e lucratividade inéditos, o mercado começa a sentir a necessidade por uma busca mais profunda. Com a chegada de uma nova década, é hora de reavaliar seus propósitos e posicionamentos, como mostra um novo estudo da Accenture. Em sua 13ª edição, o Fjord Trends 2020 apresenta as previsões sobre o futuro dos negócios, da tecnologia e do design de acordo com a Fjord, divisão de design e inovação da Accenture Interactive.

O estudo Fjord Trends 2020 foi baseado nas ideias e opiniões de mais de 1.200 designers e desenvolvedores da Fjord espalhados por 33 estúdios no mundo todo. O relatório anual e colaborativo usa observações inéditas obtidas por meio de pesquisa baseada em evidências e trabalho junto ao cliente. Esse ano, a abertura do novo estúdio da Fjord em Tóquio e a aquisição da INSITUM contribuíram com mais 250 pontos de vista vindos do Japão e da América Latina, fazendo com que essa versão do estudo seja a mais diversa já publicada.

Conheça as sete tendências emergentes que devem moldar a área de experiência, além de oferecer conselhos práticos sobre a forma como as empresas podem acolher a nova era:

• As várias faces do crescimento: O capitalismo está passando por uma crise de meia idade. O sucesso não equivale mais apenas ao crescimento. É importante que as organizações reavaliem seus objetivos corporativos e adaptem a forma como se veem no mundo.

• Novos significados do dinheiro: A forma como enxergamos o dinheiro e pagamos pelas coisas está mudando rapidamente. Essas mudanças importantes criam inúmeras oportunidades para uma série de novos produtos e players de mercado.

• Códigos de barra ambulantes: Nossos corpos físicos estão ficando tão rastreáveis quanto nossas identidades digitais. Onde fica o equilíbrio entre privacidade e conveniência quando o assunto é tecnologia de reconhecimento facial e corporal?

• Pessoas líquidas: Os hábitos de consumo estão mudando à medida que as pessoas percebem e definem suas identidades de formas cada vez mais líquidas. As novas experiências de consumo oferecem um número considerável de oportunidades.

• Desenvolvendo inteligência: A experiência humana está ficando cada vez mais complexa. O próximo passo para a IA é ir além da automação para o desenvolvimento de sistemas que mesclem a inteligência humana com a artificial e aumentem a interação entre as duas.

• Cópias digitais: Abra espaço para a sua cópia digital, que trabalha para você e sabe exatamente o que você quer. Os digital twins estão evoluindo para além da indústria e chegando às nossas vidas diárias.

• Design centrado na vida: O foco do desejo e da viabilidade técnica e econômica está em transição do “eu” para o “nós”. Será que o design consegue ir além do seu próprio ecossistema, passando de uma abordagem centrada no usuário para uma abordagem centrada na vida?

O ano de 2019 foi marcado pelo ativismo climático , prestação de contas das Big Techs, os altos e baixos da economia, as novas alternativas de emprego e as promessas dos 181 maiores CEOs do mundo pela redefinição do Estatuto de Propósito das Empresas. Mudanças de mentalidade aceleradas pelo aumento da adoção digital chegaram ao nível gerencial, forçando os líderes a reconsiderarem os princípios que formam a base de suas organizações. O estudo reforça que áreas como economia, política, capitalismo, recursos, tecnologia e sociedade estão interligadas há muito tempo, mas só agora as consequências dessas conexões começam a ser enxergadas pelo público. “Questionamentos sobre o capitalismo e seus lucros ilimitados saíram das ruas e chegaram às reuniões dos conselhos administrativos. Isso força a busca por novas formas de medição de crescimento,” afirma Mark Curtis, cofundador e CCO da Fjord. “Na próxima década, esses novos valores podem mudar a forma como percebemos o significado dos negócios. Uma coisa está certa: as organizações vencedoras serão aquelas com modelos de negócios sustentáveis e uma visão de longo prazo de si mesmas e de seu impacto no mundo”.

Brian Whipple, CEO da Accenture Interactive, completa: “Nossos clientes estão começando a buscar uma transformação com propósito. A próxima década irá desafiar todos os fundamentos, abrindo uma oportunidade para as empresas transformarem suas ofertas em algo mais consciente, significativo e com visão de futuro. Com a mudança de pensamento do ‘eu’ para ‘nós’ , os projetos terão que migrar de uma abordagem centrada no usuário para uma abordagem centrada na vida.”

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.