PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
16 de junho de 2025

Estudo da Knewin revela que ainda faltam integração, preparo para crises e mensuração nas organizações brasileiras

Reputação é prioridade, mas ainda é mal integrada nas empresas
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A reputação corporativa está no centro das estratégias de negócios em 2025, mas ainda enfrenta desafios estruturais no Brasil. É o que mostra o estudo “O Panorama da Gestão de Reputação Empresarial no Brasil em 2025”, realizado pela Knewin, empresa especializada em gestão de reputação e inteligência de dados.

Com curadoria da especialista Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake Reputação, a pesquisa reúne percepções de líderes empresariais de diversos setores e portes. O estudo traz um diagnóstico inédito sobre o estágio de maturidade das organizações brasileiras em relação à construção, proteção e mensuração da imagem institucional. Vale observar que 84% dos respondentes ocupam cargos de liderança, como CEOs, diretores e gerentes, demonstrando o peso estratégico da reputação no alto escalão corporativo.

Entre os principais achados, destacam-se:

  • 57,3% das empresas ainda não integram formalmente a reputação com outras áreas, dificultando uma atuação coesa;
  • Somente 12% das empresas se consideram altamente preparadas para crises reputacionais;
  • 22,7% não conseguem mensurar o ROI das ações de reputação, comprometendo o planejamento e a sustentação de investimentos na área;
  • 41,3% planejam adotar inteligência artificial para análise de dados reputacionais — uma tendência que pode transformar como a reputação é monitorada e gerida no Brasil.

“A reputação é cada vez mais percebida como um ativo estratégico, mas ainda existem lacunas importantes na forma como ela é gerida no país. Este estudo é um chamado para ação: ele nos mostra onde estamos e para onde podemos evoluir”, afirma Tatiana Maia Lins.

O levantamento também destaca que sustentabilidade e responsabilidade social são apontadas como prioridades por 53,3% das empresas, seguidas da integração da reputação à estratégia de negócios (50,7%), indicando um movimento consistente em direção a modelos mais maduros de governança e comunicação corporativa.

A pesquisa foi lançada durante o Reputation Day, evento realizado pela Knewin com apoio da ESPM no último dia 15 de maio, em São Paulo, que reuniu líderes do setor de comunicação para debater os dados e perspectivas do mercado.

A programação contou com painéis de discussão sobre os resultados do estudo, que reuniram especialistas do mercado e professores da Escola Aberje de Comunicação, como Carlos Parente e Rozália Del Gáudio.

O estudo completo “O Panorama da Gestão de Reputação Empresarial no Brasil em 2025” está disponível para consulta gratuita neste link.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.