Estudo da Brivia analisa cenário da transformação digital nas empresas brasileiras
Levantamento irá traçar nível de maturidade digital implementado por lideranças e marcas que atuam em diferentes segmentos
Um levantamento inédito mostrará como empresas que atuam no Brasil em 18 segmentos estão lidando com a transformação digital. Realizado em uma parceria entre a Brivia e o portal Metrópoles, o Panorama Mindset Digital irá demonstrar a realidade das mudanças implementadas pelas corporações em um momento desafiador, com constantes reformulações em seus modelos de negócio.
Dentro das companhias, serão convidados para responder às questões colaboradores em cargos de gestão e liderança. A pesquisa também cruzará o Atlântico para ouvir marcas de cinco segmentos em Portugal. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho no site. Os resultados da iniciativa, que conta com o apoio do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva do Conselho Regional de Administração de São Paulo e do IE Future Lab da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, serão divulgados para o público em novembro deste ano.
A pesquisa será desenvolvida com base nas premissas da Metodologia BXM (Brand Experience Management), que avalia de forma objetiva o quanto determinada marca está preparada para enfrentar o novo cenário de transformação. Por meio de um questionário, o levantamento analisará como anda o funcionamento de seis pilares importantes dentro do contexto de maturidade digital: centralidade no cliente; cultura digital; digitalização; aprendizado orientado por dados; oferta responsiva; e propósito e comunidade. A partir dos resultados obtidos, as empresas terão acesso a uma série de informações, como a posição das organizações frente aos concorrentes, pontos fortes e fracos no processo de transformação digital. Também receberão insights e direcionamentos para ajudar na implementação de melhorias, além de um relatório completo sobre a média de maturidade de cada setor, principais destaques em 20 diferentes segmentos e os maiores desafios.
Segundo Roberto Ribas, CSO da Brivia, a empresa “não quer apenas colher resultados do cenário atual desse universo de inovação e tecnologia das marcas, mas sim apontar caminhos para a melhoria contínua da relação entre as empresas e seus diferentes públicos”. O amparo do BXM — metodologia proprietária da Brivia — contribui para uma visão ampla desse cenário. “Com essa abordagem, conseguimos observar o que as empresas têm feito no ‘hoje’, mas também como elas têm pensado e estruturado as ações para o futuro — o ‘amanhã’ e o ‘depois de amanhã’”, destaca Ribas.
Para mostrar como as marcas que mais se destacaram em diferentes setores têm atuado nesse momento de transformação de mindset, o portal exibirá uma série de reportagens e vídeos trazendo os bastidores por trás das mudanças. “Vamos conversar com CEOs e gestores para entender o que funciona e como as marcas têm lidado com questões como liderança, análise de dados, cultura organizacional, entre outros assuntos importantes”, esclarece.
Como participar da pesquisa
- A empresa realiza a inscrição pelo site;
- Os colaboradores indicados pela empresa respondem o questionário de autoavaliação do BXM Digital Maturity Score;
- Na segunda etapa, será disponibilizado um questionário mais aprofundado com questões mais táticas;
- Serão realizadas entrevistas em profundidade com os colaboradores das empresas qualificadas na etapa anterior;
- Os resultados do Panorama Mindset Digital serão divulgados em novembro de 2022.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados