Estadão Incentiva é a mais nova iniciativa do Estadão para estudantes do ensino superior
Projeto de gamificação visa estimular a leitura de qualidade com assinatura gratuita e benefícios aos interessados
O Estadão lança um projeto de gamificação voltado à aproximação do público jovem com o mercado de informação confiável e de qualidade. O Estadão Incentiva é uma plataforma digital na qual jovens estudantes do ensino superior (Graduação e Pós-Graduação) podem obter gratuitamente uma assinatura digital do Estadão, que dá acesso aos conteúdos digitais da marca, atrelado ao regulamento do jogo. A assinatura poderá ser renovada, mensalmente, de acordo com o engajamento do estudante ao portal.
A estratégia foi vencedora do 1.º Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina, em 2019, e, além de incentivar a leitura na juventude a se tornar um hábito, propõe o combate à desinformação mundial.
“Com este programa, nossa meta é aumentar o acesso à informação de qualidade e ampliar o público do Estadão, um jornal que sempre se pautou pela inovação”, afirma João Caminoto, diretor de Jornalismo do Grupo Estado. “É ainda uma forma de mostrar que desinformação, um dos maiores problemas atuais, se combate com bom jornalismo. Investir nos jovens é também investir no futuro do Brasil.”
O Estadão Incentiva opera como um jogo para os estudantes. Ao se cadastrar por meio de seus dados educacionais, o usuário será introduzido a uma página na qual consta seu perfil pessoal, com prêmios conquistados e empenho nas atividades internas do portal.
“Acreditamos que a gamificação vai ao encontro de uma mecânica atraente para o público jovem, pois está presente no dia a dia das plataformas digitais”, afirma Leonardo Contrucci, diretor executivo de Mercado Leitor e Estratégias Digitais do Grupo Estado. “No mundo da inovação, é nosso papel criar soluções que atendam todos os leitores.”
Conforme o estudante se engaja nas atividades – que podem incluir ler matérias, visualizar vídeos, compartilhar, comentar, entre outras –, ele passa a contabilizar pontos para o seu perfil e, somado ao ranqueamento de outros usuários, desbloqueia benefícios diversos, inclusive a assinatura digital gratuita ou descontos exclusivos para um upgrade.
Entretanto, mesmo sendo uma iniciativa de aprendizado, na qual as habilidades do estudante são testadas, o jogo exige do usuário comprometimento e atenção, uma vez que o jogador tem apenas três oportunidades (vidas) para se dedicar à plataforma. Se falhar na missão de passar as fases conforme realiza as tarefas solicitadas, o jogador perde uma vida.
A assinatura é efetivada pelo site https://assine.estadao.com.br/incentiva e a plataforma pode ser acessada em meu.estadao.com.br e também pelo aplicativo exclusivo, disponível para os sistemas Android e IOS.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Page Spring Seminar de 2024 explorou desafios e oportunidades da Comunicação em um cenário globalizado e complexo
- A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
- Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Unimed Cerrado é nova associada da Aberje
- Museu da Língua Portuguesa é novo associado da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Deborah Rodrigues Como a IA tem impactado a comunicação corporativaHamilton dos Santos Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação globalElizeo Karkoski Velhos problemas, novo olhar para soluçõesPatricia Santana de Oliveira Usando o futuro para compensar decisões do passadoPatricia Marins O desafio de construir reputação e marcas num mundo algorítmico com vieses, preconceitos e deepfakes