Especialista destaca em livro a utilização da mediação na resolução de conflitos no brasil
Lançado pela Editora CLA, associada da Aberje, o livro Mediação: uma experiência brasileira (disponível por R$ 44,00) mostra como, ao longo de mais de duas décadas, ganhou força o uso da mediação extrajudicial na resolução de conflitos, independentemente da existência de uma lei sobre o tema (que só foi sancionada em 2015).
Seu autor, Adolfo Braga Neto, presidente do Conselho de Administração do IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, é reconhecido como um dos principais especialistas em mediação extrajudicial no Brasil, tendo participado de inúmeras discussões e iniciativas relacionadas a essa prática desde a década de 1990.
A obra é enriquecido por uma série de textos complementares, a começar por um texto introdutório do professor Guilherme Assis de Almeida, da Faculdade de Direito da USP. Contém três artigos de especialistas ligados à prática e ao mundo acadêmico: Camila Silva Nicácio, da Faculdade de Direito da UFMG; Joseph P. Folger, professor de Desenvolvimento Organizacional na Temple University dos EUA e fundador do Institute for the Study of Conflict Transformation; e Lília Maia de Morais Sales, professora da Universidade de Fortaleza e responsável pela implementação de vários projetos de mediação no estado do Ceará. Traz, ainda, duas entrevistas sobre o tema, a primeira delas com o grupo de supervisores do IMAB, responsáveis pelas atividades de mediação conduzidas pela instituição, e a segunda com Flavio Crocce Caetano, professor da PUC/SP e ex-secretário nacional de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira