Especialista destaca em livro a utilização da mediação na resolução de conflitos no brasil
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Lançado pela Editora CLA, associada da Aberje, o livro Mediação: uma experiência brasileira (disponível por R$ 44,00) mostra como, ao longo de mais de duas décadas, ganhou força o uso da mediação extrajudicial na resolução de conflitos, independentemente da existência de uma lei sobre o tema (que só foi sancionada em 2015).
Seu autor, Adolfo Braga Neto, presidente do Conselho de Administração do IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, é reconhecido como um dos principais especialistas em mediação extrajudicial no Brasil, tendo participado de inúmeras discussões e iniciativas relacionadas a essa prática desde a década de 1990.
A obra é enriquecido por uma série de textos complementares, a começar por um texto introdutório do professor Guilherme Assis de Almeida, da Faculdade de Direito da USP. Contém três artigos de especialistas ligados à prática e ao mundo acadêmico: Camila Silva Nicácio, da Faculdade de Direito da UFMG; Joseph P. Folger, professor de Desenvolvimento Organizacional na Temple University dos EUA e fundador do Institute for the Study of Conflict Transformation; e Lília Maia de Morais Sales, professora da Universidade de Fortaleza e responsável pela implementação de vários projetos de mediação no estado do Ceará. Traz, ainda, duas entrevistas sobre o tema, a primeira delas com o grupo de supervisores do IMAB, responsáveis pelas atividades de mediação conduzidas pela instituição, e a segunda com Flavio Crocce Caetano, professor da PUC/SP e ex-secretário nacional de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires