#EspalheEnergiaVerde: Enel lança websérie dedicada a histórias de pessoas que se relacionam com os empreendimentos de geração renovável da empresa no país
14 de abril de 2021
  • English

Vídeos serão divulgados a partir desta semana nas redes sociais da @enelbrasil e farão parte de uma área dedicada de conteúdo no site da companhia

Niterói, 8 de abril de 2021 – Para a Enel Brasil, líder em geração solar e eólica no país, por meio da Enel Green Power, existe uma energia tão importante quanto aquela produzida nos parques de geração renovável da companhia. É a energia das pessoas. A energia do otimismo, da empatia, da superação. Para mostrar a energia de pessoas que se relacionam de alguma forma com os empreendimentos renováveis da companhia no país – sejam colaboradores ou habitantes das comunidades onde a empresa constrói e opera suas usinas – a empresa criou a websérie #EspalheEnergiaVerde.

Parte de um plano integrado de comunicação, com ações previstas em canais internos e externos para atingir os diversos stakeholders da companhia, a série de vídeos lançada esta semana no site e redes sociais da @enelbrasil retrata as histórias de pessoas que ajudam a Enel a espalhar energia limpa. São narrativas que mostram também como é possível espalhar energia boa de outras formas, nos pequenos gestos, nas causas que cada um abraça diariamente.

“Tínhamos o desafio de humanizar a importância do nosso papel como principal empresa do mercado de geração solar e eólica do Brasil. Temos exercido nos últimos anos um papel fundamental na diversificação da matriz energética, mas este trabalho ocorre em áreas remotas do país, especialmente no Nordeste, sem que as pessoas nos grandes centros se deem conta da relevância disso”, explica Janaína Vilella, Diretora de Comunicação da Enel no Brasil. “A descarbonização é um dos desafios mais urgentes do mundo no enfrentamento do aquecimento global. Ao mostrar como a energia de cada um de nós tem o mesmo poder transformador que a geração de energia limpa, a gente pretende se conectar com um público externo mais amplo. Ao mesmo tempo, reforçamos o orgulho dos nossos colaboradores em fazer parte da construção de um futuro mais sustentável para todos”, ressalta.

A websérie deu origem a uma área dedicada no site da companhia em que os interessados poderão descobrir mais detalhes sobre a trajetória dos personagens mostrados, além de conhecer os parques de geração de energia onde se passa cada história. No primeiro episódio, “A Energia do Otimismo”, a série aborda a história da jovem cubana Diana Carrillo, de 21 anos, que veio para o Brasil pela primeira vez ainda criança, acompanhando o seu pai, que é médico. Moradora da região de São Gonçalo do Gurguéia, no interior do Piauí, Diana trabalhava como frentista em um posto de gasolina, mas sonhava em ter uma oportunidade profissional que permitisse a ela trazer os seus pais, que tinham voltado a viver em Cuba, para o Brasil. Diana foi contratada pela Enel Green Power num projeto de valorização da mão de obra local, em que pessoas da região foram admitidas para trabalhar na operação da maior usina solar da América do Sul – o parque solar São Gonçalo, construído pela Enel. Diana e os demais moradores contratados receberam a qualificação profissional necessária para desempenhar suas funções e, hoje, ajudam a Enel a espalhar energia verde pelo Brasil.

A websérie vai mostrar outras histórias inspiradoras, como a das irmãs Osvaldina e Rosalina, representantes de comunidades quilombolas próximas ao parque eólico Lagoa dos ventos, o maior projeto eólico da EGP no mundo, também localizado no Estado do Piauí. A Enel construiu um relacionamento com as comunidades quilombolas da região desde o início da construção do parque e, graças à dedicação das irmãs, que representam suas comunidades, a tradição do seu povo tem sido preservada. Ao mesmo tempo, as irmãs lutam por novas conquistas que melhorem as condições de trabalho e de vida dos integrantes das comunidades.

Novos investimentos reforçam liderança da Enel no mercado de renováveis

Em dezembro de 2020, a Enel Green Power anunciou a construção de cinco novos empreendimentos renováveis, quatro eólicos e um solar, que somam 1,3 GW de nova capacidade. O Grupo Enel investirá ao todo cerca de R$ 5,6 bilhões na construção dos empreendimentos, o equivalente a aproximadamente 1,1 bilhão de dólares à taxa atual de câmbio. Quando estiverem em plena operação, os cinco novos parques, localizados no Nordeste, serão capazes de gerar mais de 5,5 TWh de energia por ano, evitando a emissão de aproximadamente 3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *