Escrever é a habilidade mais valorizada no mercado de trabalho, diz Forbes
Pesquisa da Revista Forbes revela que escrever é a habilidade mais valorizada no mundo dos negócios. O resultado foi divulgado depois de uma seleção feita com centenas de profissionais para posições em áreas como TI, vendas, marketing, orientação de carreira, docência e administração em geral.
Mas como desenvolver essa habilidade? Existem quatro passos básicos: ler muito, escrever, ler e revisar e receber feedback. Além disso, é importante ter pensamento claro sobre o que vai escrever, conhecer as regras gramaticais, ser curioso, ter empatia e ser sucinto nas palavras. “Certamente, a comunicação pode ter várias formas – vídeos, fala, telefonemas, ilustração, mensagens de texto, e-mail, sinalização, publicidade e blogs, entre outras, mas para desempenhar bem qualquer uma delas é preciso ser hábil na escrita”, afirma o professor de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Thiago Jorge Ferreira.
Dicas para escrever bem
- A primeira frase do texto é a mais importante. Use-a de um jeito que prenda a atenção.
- Não instrua o leitor ao óbvio, apenas conte logo a história.
- Seja claro. Lembre-se de que o leitor não tem a mesma bagagem que você.
- A maioria dos adjetivos é dispensável – ainda mais quando não ajudam a contar a história.
- Não use palavras repetidas. Procure sinônimos.
- Aspas que não são falas só mostram insegurança.
- Não deixe advérbios enfraquecerem o seu texto.
- Fuja de expressões clichês.
- O excesso de linguagem técnica é usado para disfarçar o fato de que você não sabe o que quer dizer. Evite.
- Se você não tem mais nada para dizer, termine o texto. O tempo e a tenção dos leitores são preciosos.
O Colégio Marista Ribeirão Preto integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades, que é associada da Aberje. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025