Escolas Criativas da Fundação Telefonica adapta conceitos do chef Ferran Adrià para educação
Como a experiência de um disruptivo chef de cozinha pode agregar conhecimento para educadores? Se a princípio as áreas parecem distantes, o projeto Escolas Criativas aproxima esses dois mundos por meio de uma metodologia que visa promover a inovação e a criatividade, mostrando como construir soluções inovadoras para transformar a educação.
Ferran Adrià é reconhecido por inovar a gastronomia, a começar pelos 25 anos em que atuou no ElBulli, o que rendeu o acúmulo de prêmios, como o renomado Guia Michelin, e o título de melhor restaurante do mundo. Fechou as portas do estabelecimento no auge para se dedicar à pesquisa e focar seus esforços no conceito de inovação e não apenas na criação de novos pratos. “O principal do Escolas Criativas é que ele não é um roteiro de soluções prontas: é um processo que mostra como, a partir dos seus saberes locais, é possível criar inovações”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo. A Telefonica Vivo é associada da Aberje.
A partir de uma parceria entre a Fundação Telefónica Espanha e o chef Ferran Adrià, o Escolas Criativas aplica a metodologia inovadora desenvolvida no restaurante espanhol ao âmbito educativo para transformar o modo de ensinar e aprender com um ingrediente principal: a criatividade.
Professores e profissionais da educação também participaram da adaptação e elaboração dos materiais de apoio e no acompanhamento de escolas espanholas na aplicação do projeto. “A ousadia de ElBulli serviu e ainda serve de inspiração, e supôs uma revolução na gastronomia. E me pergunto: não se poderia iniciar essa revolução na nossa educação? Eu não tenho a resposta, sou apenas um cozinheiro curioso. Mas posso contar o que aconteceu na minha área. E, além disso, agora posso dar o testemunho da minha experiência com o Escolas Criativas”, afirmou Adrià na publicação da coleção, que agora chega ao Brasil traduzida.
Mila Gonçalves, gerente-sênior de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo, destaca o fato do projeto já ter sido aplicado na prática. “Traz todo o referencial teórico e o processo criativo que o Ferran desenvolveu, além do conceito prático. O material do Escolas Criativas não foi concebido sem ter sido utilizado: foi escrito a muitas mãos e aplicado nas escolas”, conta.
ESCOLAS CRIATIVAS – O projeto Escolas Criativas foi lançado durante a participação da Fundação Telefônica no 17º Fórum Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que entre 13 e 16 de agosto reuniu cerca de 1.500 pessoas entre dirigentes e equipes técnicas das secretarias municipais de educação do Brasil.
O material está disponível, online e gratuito, na página Escolas Criativas. Composto por seis volumes, a coleção Escolas Criativas traz a visão do chef Ferran Adrià, aliada à vivência de outros educadores para construir um método que incentiva o uso da criatividade por meio de discussões teóricas e, especialmente, atividades práticas.
Além disso, a maioria das publicações funciona como um guia e podem ser consultadas sem uma ordem pré-estabelecida. Afinal, a intenção é fazer educadores aumentarem o leque de metodologias inovadoras para aplicar novos conceitos em sala de aula. “O próprio processo de construção do conteúdo foi inovador, já que juntou processos da área gastronômica com processos escolares”, finaliza Renata Altman, coordenadora de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa