Equipe vencedora do Renault Experience é campeã em disputa internacional
A equipe OrniTwizy, uma das vencedoras do Renault Experience edição 2019, foi campeã do Twizy Contest, etapa internacional do programa que selecionou os principais projetos de mobilidade envolvendo o Twizy para uma grande final, na França. A premiação aconteceu em Paris. Os cinco estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, desenvolveram uma solução de mobilidade para portadores de dificuldades motoras. Com a vitória, a equipe vai visitar o Consumer Electronics Show, evento de inovação que acontece em janeiro de 2020, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A equipe foi uma das startups vencedoras do Renault Experience no Brasil, após competir com 338 projetos de 21 estados brasileiros. Durante o programa, a equipe passou por diversas fases de aceleração na Renault e na Hotmilk, aceleradora da PUCPR, além de orientações com profissionais da Renault e do mercado. O time é formado pelos alunos Felipe Machado (Design), Jonata Rocha Fett e Nickolas Augusto Both (Engenharia Eletrônica), Matheus Furlan da Silva (Engenharia de Produção) e Marco Antônio Fröhlich (mestrando em Tecnologia dos Materiais e Processos Industriais).“Para nós, a vitória foi muito importante para encerrar um ciclo e nos motivar a continuar propondo soluções inovadoras, além de estimular outros jovens a seguir por esse caminho”, afirma Felipe Machado, estudante do curso de Design e um dos idealizadores do projeto.
O Twizy Contest é uma categoria do programa Renault Experience liderado pela engenharia Renault, e contou com projetos da França, Rússia, Coréia do Sul, Turquia e Romênia. A competição tem como base a POM (Plataform Open Mind), uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy que permite o uso dos dados para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.
O projeto desenvolvido pela equipe é um sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de carsharing, com reserva feita por meio de um aplicativo, que viabiliza a utilização do Twizy por qualquer cliente, incluindo PCDs. O protótipo recebeu uma adaptação para cadeirantes, que permite girar o banco para fora do veículo, fazendo com que o motorista seja capaz de sair da cadeira de rodas e subir no Twizy, sem precisar de auxílio de terceiros. A equipe também desenvolveu um sistema para aceleração e frenagem manual, o que permite que qualquer pessoa, seja com dificuldades de mobilidade ou não, consiga guiar o veículo. “O Renault Experience tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação dentro das universidades, buscando soluções de mobilidade. Parabéns ao time Ornitwizy, que representou muito bem o Brasil nesse concurso”, afirma Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa