Encontro presencial reúne integrantes dos Comitês Aberje para networking e reflexão sobre desafios da Comunicação

Na manhã da última quarta-feira, 30 de julho, a Aberje promoveu na Vila Olímpia, em São Paulo, o encontro presencial dos comitês temáticos de 2025. A atividade reuniu os membros do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação; do Comitê de Comunicação e Reputação Organizacional; do Comitê de Comunicação Interna nos Desafios da Liderança; e do Comitê de Relacionamento com a Imprensa. O objetivo central do encontro foi fortalecer o networking entre os participantes, promovendo a troca de experiências e o reconhecimento mútuo entre os profissionais que integram os diferentes grupos.
A abertura do evento foi conduzida por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, que destacou o valor dos comitês como espaços de alto nível para o debate e a produção de conhecimento em Comunicação Corporativa. Ao comentar os desafios enfrentados por organizações de diferentes perfis e setores, ele enfatizou a necessidade de compreender as demandas do público e posicionar estrategicamente a comunicação nesse contexto. Ele mencionou ainda o papel das empresas de mídia tradicionais – ou “imprensa de legado” – no atual cenário nacional e sinalizou que, em 2026, a Aberje pretende aprofundar sua interlocução com veículos de imprensa.
Durante sua fala, Hamilton também apresentou o calendário de atividades da entidade para o segundo semestre de 2025, incluindo os preparativos para o Prêmio Aberje, que terá novidades na edição deste ano, como a categoria Agência do Ano. A publicação da Revista CE, que funciona como catálogo do prêmio, foi lembrada como uma forma de valorização dos profissionais reconhecidos.

Na sequência, Carlos Ramello, do Núcleo de Pesquisa da Aberje, apresentou um recorte de um estudo conduzido pela entidade. Segundo os dados compartilhados, a área de Comunicação está posicionada em nível executivo em 77% das organizações ouvidas, sendo subordinada diretamente ao presidente ou CEO em 46% dos casos. Em 38% delas, o responsável pela Comunicação integra o board da empresa. O levantamento também apontou que os processos mais frequentemente geridos pela área incluem relacionamento com imprensa, comunicação interna, gestão de crises, eventos, redes sociais e branding.
Entre os principais desafios para 2025, destacam-se a crescente demanda por evidências e mensuração de resultados, as mudanças nas estruturas organizacionais e o aumento da pressão por parte dos stakeholders. A pesquisa também revelou os canais mais utilizados tanto para públicos internos quanto externos, com destaque para redes sociais, portais corporativos e eventos. O levantamento também mapeou as competências que os profissionais de Comunicação mais precisam desenvolver, com ênfase em pesquisa e mensuração, gestão de canais, especialização técnica, habilidades de gestão e desenvolvimento de soft skills.
Durante o encontro, participantes levantaram pontos críticos relacionados ao reposicionamento da área de Comunicação dentro das empresas. Questões como a perda de orçamento para áreas como ESG e Tecnologia, a falta de evolução nas prioridades estratégicas e a necessidade de a Comunicação assumir um papel mais orientado aos objetivos de negócio foram debatidas em conjunto com o pesquisador.
Encerrando a programação, os participantes foram convidados a refletir sobre o conceito de “luxo” no contexto corporativo. Divididos por comitês, discutiram quais práticas, ferramentas, culturas e relações seriam características de um “mundo ideal” para os profissionais da área, exercitando o olhar estratégico sobre as prioridades de suas rotinas e os desejos coletivos para o futuro da Comunicação nas organizações.
Sobre os Comitês
Os Comitês Aberje de Estudos Temáticos são espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa. São grupos fixos de membros, nomeados por organizações associadas à Aberje, que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos sobre determinados temas de interesse da Comunicação Corporativa. A participação nos Comitês é exclusiva para empresas associadas e os temas e grupos são renovados a cada ano. Com calendário predeterminado para os encontros, o processo de seleção dos membros ocorre no início de cada ano.
A cobertura dos encontros dos Comitês segue a Chatham House Rule, onde os participantes são livres para usar as informações recebidas, mas preservando a identidade e filiação dos membros daquela reunião, de modo a permitir que a discussão possa se dar livremente em um ambiente seguro.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































