Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação

A Aberje e sua associada CNH realizaram, na última sexta-feira (13), em São Paulo, um almoço que reuniu lideranças de comunicação para promover a troca de experiências entre a rede Aberje e executivos do cenário internacional. O encontro, oferecido pela CNH, contou com a presença de Cameron Batten, Chief Communications Officer (CCO) da CNH, que esteve no Brasil para conhecer mais sobre o mercado de comunicação brasileiro.
Participaram também Gabriela Lobo, head de Comunicação Corporativa da CNH; Giovana Olicshevis, gerente de Comunicação Corporativa e Relações com a Mídia para a América Latina da CNH; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; e Hamilton dos Santos, diretor-executivo da associação. Estiveram presentes também Juliano Nóbrega, diretor de Comunicação Corporativa da JBS; Claudia Góes, diretora de Comunicação da Microsoft no Brasil; e Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da Amaggi, todas associadas à Aberje.
O encontro abordou o ambiente da comunicação no Brasil sob diferentes perspectivas. Cameron falou sobre a necessidade da CNH de alinhar a comunicação a nível regional nos mercados em que atua e de entender as peculiaridades de cada região que atende. Ao longo do almoço, as lideranças falaram ainda sobre como suas organizações estão usando a IA. Não se trata mais de utilizar ou não a tecnologia, mas de como ela é empregada – e ela vem sendo usada de forma cada vez mais intensiva, com aumento de orçamento e incorporação estratégica às áreas de comunicação. Durante a conversa, Cameron relatou iniciativas para ampliar o nível de conhecimento do board da CNH sobre inteligência artificial.
Entre os pontos destacados, mencionou-se a importância de manter a supervisão humana sobre conteúdos produzidos com apoio de IA como política. O grupo também falou sobre a imprensa brasileira, a preparação das empresas para o período eleitoral, os riscos associados à produção e disseminação de desinformação e o uso crescente das redes sociais por CEOs como instrumento de posicionamento e fortalecimento de reputação.
“Como CCOs, temos o dever de assegurar que temas críticos estejam no radar do board. Quando percebemos que não estão, cabe a nós levar essas pautas à discussão. Foi o que fiz em relação à inteligência artificial: identifiquei espaço para aprofundar o debate sob a perspectiva da comunicação e contribuir para a definição do quanto deveríamos avançar, e a agenda foi incorporada”, afirmou Batten.
“A Aberje promoveu um encontro com outras empresas que ajudou a traçar um cenário acurado do mercado de comunicação”, explicou Hamilton dos Santos. “Quando reunimos profissionais altamente qualificados, criamos um espaço consistente para discutir, com profundidade, como enfrentar e resolver os problemas concretos de nossos mercados”, concluiu.
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom
- Boticário, Diageo, iFood e Localiza apresentam estratégias de Carnaval





























