29 de março de 2017

Encontro Aberje Rio de Janeiro discute o papel da comunicação em uma crise

No dia 28 de março, aconteceu o 76º Encontro Aberje Rio de Janeiro. No encontro, os convidados discutiram o papel e a responsabilidade da comunicação em meio a uma crise ética no ambiente de negócios, e se ela tem força para impulsionar um novo espírito e estimular novas práticas dentro desse ambiente.

P1180695

Participaram do encontro: Marco Antonio de Araujo Lima, secretário-executivo da ABDE, João Gabriel de Lima, diretor de redação da revista Época, Antonio Megale, presidente da ANFAVEA e diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Paulo Nassar, professor da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, Marcelo Porteiro, superintendente do BNDES, Vera Brandimarte, diretora de redação do jornal Valor Econômico e Paulo Marinho, superintendente de Comunicação do Itaú Unibanco.

Uma situação bastante comentada foi a crise enfrentada pelas empresas envolvidas na operação Carne Fraca da polícia federal, que constatou irregularidades na produção de carnes. A mesa foi unanime em declarar que a melhor saída para o setor de comunicação dessas companhias é ir a público e responder os questionamentos, inclusive levar o próprio CEO para dar essas respostas, ao invés de esperar em silêncio que a crise passe. Antonio Megale, presidente da ANFAVEA, pontuou que é preciso também tomar bastante cuidado para que essas ações não agravem ainda mais a crise, sendo necessário um grande estudo e entendimento do tema.

P1180617

Outro ponto em comum levantado pelos palestrantes é a importância da comunicação dentro das empresas. Para eles, Ela não deve ficar restrita apenas aos momentos de crise, e sim estar presente em todos os setores. Além disso, todos concordam que o comunicador deve estar cada vez mais próximo dos CEOs.

 

rodapé-portal-2

  • COMPARTILHAR: