Encontro Aberje Rio de Janeiro discute o papel da comunicação em uma crise
No dia 28 de março, aconteceu o 76º Encontro Aberje Rio de Janeiro. No encontro, os convidados discutiram o papel e a responsabilidade da comunicação em meio a uma crise ética no ambiente de negócios, e se ela tem força para impulsionar um novo espírito e estimular novas práticas dentro desse ambiente.
Participaram do encontro: Marco Antonio de Araujo Lima, secretário-executivo da ABDE, João Gabriel de Lima, diretor de redação da revista Época, Antonio Megale, presidente da ANFAVEA e diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Paulo Nassar, professor da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, Marcelo Porteiro, superintendente do BNDES, Vera Brandimarte, diretora de redação do jornal Valor Econômico e Paulo Marinho, superintendente de Comunicação do Itaú Unibanco.
Uma situação bastante comentada foi a crise enfrentada pelas empresas envolvidas na operação Carne Fraca da polícia federal, que constatou irregularidades na produção de carnes. A mesa foi unanime em declarar que a melhor saída para o setor de comunicação dessas companhias é ir a público e responder os questionamentos, inclusive levar o próprio CEO para dar essas respostas, ao invés de esperar em silêncio que a crise passe. Antonio Megale, presidente da ANFAVEA, pontuou que é preciso também tomar bastante cuidado para que essas ações não agravem ainda mais a crise, sendo necessário um grande estudo e entendimento do tema.
Outro ponto em comum levantado pelos palestrantes é a importância da comunicação dentro das empresas. Para eles, Ela não deve ficar restrita apenas aos momentos de crise, e sim estar presente em todos os setores. Além disso, todos concordam que o comunicador deve estar cada vez mais próximo dos CEOs.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados