22 de julho de 2020

Empresas do grupo Siemens incentivam inovação aberta com participação em desafio de startups

● Companhias das áreas de Indústria, Infraestrutura e Energia estão no hall das parceiras da 5ª edição do Programa Startups Connected, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo)
● Os desafios propostos são voltados à soluções de Gestão Inteligente de Energia e Realidade Aumentada com a finalidade de fomentar ideias inovadoras que aproximem o ambiente presencial do digital.

 

Tendo como objetivo dar continuidade e fortalecer ainda mais a inovação aberta, Siemens e Siemens Energy participam mais uma vez da 5ª edição do Programa Startups Connected, desafio realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) que visa promover o desenvolvimento de novos negócios entre grandes empresas e startups.

 

Entre os seis temas propostos para a disputa, a Siemens Indústria e Infraestrutura será âncora no desafio voltado a soluções de Realidade Aumentada na Indústria e Infraestrutura, cujo objetivo é obter inovações aproximem o ambiente presencial ao digital. Já a proposta da Siemens Energy será direcionada à Gestão Inteligente de Energia , com soluções que fomentem inovações que tragam novos insights, aumentem a disponibilidade e otimizem as operações de diferentes indústrias.  

 

Essa participação é mais uma iniciativa de inovação aberta das duas companhias do grupo Siemens  para a promoção de inovações com participação do ecossistema. Além desta iniciativa, as empresas do conglomerado alemão tem realizado Hackathons focados em diferentes áreas para promover a co-criação de soluções envolvendo desenvolvedores, estudantes, startups e integradores para solucionar problemas de clientes e parceiros.

 

“Vivemos em uma época de mudanças rápidas e constantes onde a inovação se tornou questão de sobrevivência. Por isso é extremamente importante incentivar a transformação digital no mercado e as startups têm tido um papel fundamental nesse ecossistema”, afirma José Borges Frias Júnior, Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Operating Company Digital Industries da Siemens.

 

Combinar o conhecimento e as competências internas e externas é o caminho mais rápido e eficiente para trazer inovações ao mercado, por isso estamos participando pela quinta vez do programa promovido pela AHK,” complementa Caio Klasing Pandolfi, da área de Business Innovation para a América Latina e Membro do Comitê e Núcleo de Inovação da Siemens Energy Brasil.  

 

A iniciativa da AHK São Paulo reúne anualmente grandes empresas que buscam por startups aderentes aos seus desafios. No certame, a startup melhor avaliada em cada desafio será selecionada para participar do programa de aceleração, no qual deverá desenvolver um projeto-piloto em conjunto com a empresa-âncora.

 

“Ficamos muito satisfeitos com o amplo reconhecimento que conquistamos com o Programa Startups Connected. Lançamos essa iniciativa pela primeira vez em 2015, visando suprir as necessidades de nossas empresas associadas e, hoje, podemos afirmar, com certeza, que somos o parceiro estratégico das empresas-âncoras no que tange à inovação aberta. De lá para cá, engajamos cerca de 1.000 startups e continuamos motivados para aumentar ainda mais esse número”, afirma Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

 

Para a atual edição são esperadas mais de 300 inscrições. As startups vencedoras serão anunciadas no dia 1º de setembro e, além de poderem desenvolver um projeto-piloto com a empresa âncora, terão uma série de benefícios, como participação em workshops exclusivos, assessoria em áreas diversas, suporte para internacionalização e ajuda de custo para desenvolvimento do projeto-piloto, além da oportunidade de realizar um pitch no 8º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, que acontecerá no formato online no dia 24 de setembro. Para as startups ganhadoras, o início do processo de aceleração está previsto para setembro e terá a duração de três meses.

 

Conheça o desafio:

Nesta edição, a Siemens Infraestrutura e Indústria busca soluções em Realidade Aumentada na Indústria e Infraestrutura – startups baseadas em tecnologias emergentes e modelos inovadores com soluções que aproximem o ambiente presencial ao digital e facilitem os operadores da indústria e de áreas relacionadas à infraestrutura.

Já a Siemens Energy lançou um desafio de Gestão Inteligente de Energia, que visa buscar soluções tecnológicas e novos modelos de negócio por meio do emprego de Analytics nos dados gerados por equipamentos da cadeia de geração e transmissão de energia.

 

Para conhecer mais detalhes e realizar a inscrição no desafio da Siemens Infraestrutura e Indústria, acesse o site www.startupsconnected.com.br e clique no card.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *