Emanuela França, da CSP, é a nova diretora do Capítulo Aberje Ceará

Emanuela França, gerente de Comunicação da CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, passa agora a desempenhar outra função estratégica em sua carreira, ela foi nomeada como Diretora do Capítulo Aberje Ceará a partir de novembro de 2019.
A representação da entidade nos Capítulos tem como função promover a comunicação nas organizações, gerar conhecimento e fortalecer o papel estratégico do comunicador, tornando o trabalho da Aberje referência na região e gerando percepção positiva para a entidade e para o próprio movimento associativo. Trata-se de uma continuidade do trabalho iniciado no início do ano por Ana Maria Xavier e Bia Bocayuva, que ocupavam na ocasião cargos no Sistema FIEC e no Grupo Edson Queiroz, respectivamente.
As atribuições de Emanuela envolvem divulgar as atividades da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais. Outra parte do cargo envolve coletar dados sobre a atividade de Comunicação em empresas e instituições da região, devolvendo insights relevantes para tomada de decisão da entidade. Para Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje, a proposta é acelerar o processo de reunião produtiva dos atuais associados e lançar bases para buscar novos integrantes, sempre tendo como prioridade o estabelecimento de discussões sobre o mercado e os profissionais de comunicação empresarial.
São associados da Aberje no estado:
- AD2M Comunicação
- Banco do Nordeste do Brasil
- Colégio Santo Inácio
- Enel Distribuição Ceará
- Companhia Siderúrgica do Pecém
- Engaja Comunicação
- Federação das Indústrias do Estado do Ceará
- Porto do Pecém Geração de Energia/EDP Pecém
- Grupo Edson Queiroz
- Supera Comunicação
- VLI Logística

Para Emanuela, dar continuidade a esse trabalho contribui para manter o Ceará conectado às melhores práticas de comunicação do Brasil por meio de uma associação que é referência no país. “Ter essa representatividade da Aberje no nosso Estado não só fortalece, mas reconhece o quanto as empresas cearenses têm ampliado o olhar para a relevância e importância estratégica da comunicação corporativa. Temos muito espaço para conquistar ainda e atuando de forma integrada seremos mais assertivos. Fico muito feliz de poder contribuir”, completa.
A nova diretora está na fase de planejamento das atividades como lançamento de livros, realização de cursos de capacitação gerencial, organização de pesquisas regionais e sediamento de encontros temáticos.
Carreira
Com 16 anos de experiência profissional em comunicação, Emanuela França iniciou sua carreira em um dos maiores veículos de comunicação do Nordeste – o jornal Diário do Nordeste, onde atuou de repórter a subeditora por cinco anos nas plataformas online e offline. Há mais de 10 anos, tem se dedicado à comunicação corporativa com passagens em empresas do segmento de educação, saúde e indústria – como pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Camed Saúde. Hoje, está à frente da Gerência de Comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) – segundo maior investimento privado do País, onde acompanhou projetos multidisciplinares, nas áreas de gestão de stakeholders, comunicação corporativa, mídias digitais e comunicação com empregados. É formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e tem MBA em Marketing também pela Unifor.
Destaques
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Vinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dados