Em cinco anos de voluntariado corporativo, Edenred Brasil já mobilizou mais de 3 mil colaboradores e beneficiou cerca de 4.300 brasileiros
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/103420/Alaor-Aguirre-Vice-Presidente-da-Edenred-Brasil-scaled-470x300.jpg)
A Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados e que, no Brasil, detém as marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, mantém desde 2017 o dia global de voluntariado corporativo intitulado Idealday, movimento que acontece uma vez ao ano e simultaneamente nos 45 países onde a Edenred atua. Os impactos positivos do Idealday inspiraram e permitiram a criação do Programa de Voluntariado da Edenred Brasil, que acontece de forma contínua e garante estrutura para ações realizadas durante todo o ano. O programa conta com acompanhamento de indicadores que aferem a participação e o impacto gerado em todas as linhas de negócios do grupo no País.
Somados, o Idealday e o Programa de Voluntariado da Edenred Brasil já mobilizaram 3.245 colaboradores que atuam nas marcas do Grupo no País, o que reflete a dedicação dos envolvidos com as comunidades impactadas pelos programas. Ao todo, de 2017 a 2022, foram 930 dias de trabalho voluntário corporativo doados pelas equipes, o que beneficiou aproximadamente 4.300 brasileiros necessitados ao longo dos anos.
“Há cinco anos, a Edenred criou o Idealday, que, não só favoreceu milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social e instituições que atendem a este público e engajou profissionais de diversas áreas do Grupo, como também deu origem a outras iniciativas que vão além do movimento e reforçam a importância e a essência do voluntariado”, destaca Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.
O Programa de Voluntariado da Edenred Brasil foi idealizado a pedido dos próprios colaboradores, que se engajaram com o Idealday e demonstraram interesse em serem voluntários, não só em um período específico, mas ao longo de todo o ano. O programa prevê ampliar cada vez mais o voluntariado corporativo e impulsionar a meta da Edenred de doar, até 2030, 5 mil dias de ações voluntárias às comunidades. Só em 2022, foram 23 instituições beneficiadas, entre elas: Banho de Gato, Chef Aprendiz, Cidade Sem Fome, Casa Florescer, Instituto Criança Cidadã, Instituto Limpa Brasil, Fundação Pró-Sangue de Alphaville e de São Paulo, Hemocentro do Rio Grande do Sul, CEPAC, Projeto Bem Gasto, Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança (COTIC), Gastromotiva, Banco de Sangue Albert Einstein, Instituto Velho Amigo, Instituto Joule e Instituto Reciclar.
Ainda segundo Aguirre, na prática, as iniciativas de voluntariado são capazes de despertar nos colaboradores, não só o espírito de solidariedade e empatia, como também possibilita o desenvolvimento de novas competências profissionais, a partir das diversas ações realizadas como: Mentoria profissional e projeto sombra para jovens nos escritórios; mentoria de educação financeira; escuta solidária com mulheres trans e travestis; reformas de ONGs e espaços públicos; limpeza urbana de praças públicas e bairros; doação de sangue; visita e experiência em horta urbana; oficina de libras e roda de conversa com pessoas com deficiência; campanha de doação de roupas e oficina de triagem e organização das doações recebidas.
“Enxergamos o voluntariado como uma oportunidade única de estimular o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e promover conexões que realmente transformam a vida e as relações humanas. Nosso objetivo é transmitir essa visão para toda empresa”, finaliza Aguirre. O Programa de Voluntariado da Edenred Brasil está alinhado à estratégia global de sustentabilidade do Grupo, o Ideal, que tem como um de seus alicerces o Pilar Pessoas, que visa melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, ser uma marca empregadora forte, respeitando os direitos humanos e a diversidade, além de contribuir para o desenvolvimento local.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires