EDP reforça ambição de ser 100% verde em 2030 com novo posicionamento global de marca
Changing Tomorrow Now – Mudando hoje o amanhã é a nova assinatura do Grupo, refletindo compromisso com a sustentabilidade e energias renováveis
A EDP acaba de anunciar, em nível global, um novo posicionamento que reflete sua missão de liderar a transição energética. Depois de ter apresentado em fevereiro um ambicioso plano estratégico, antecipando em duas décadas a meta de ser 100% verde, o grupo EDP inicia uma nova narrativa de marca com o lema “Changing Tomorrow Now” – “Mudando hoje o amanhã”, utilizada pela primeira vez de maneira simultânea nos mais de 20 países onde está presente. A campanha pretende reforçar o compromisso com a descarbonização do planeta, um objetivo que será cumprido através de um investimento acelerado em energias renováveis, redes inteligentes e soluções sustentáveis para os clientes e de um apoio contínuo à sociedade.
Com a mensagem “a EDP está usando força do vento, do sol e da água para ser 100% verde até 2030 e apoiar aqueles que estão mudando hoje o amanhã”, a empresa dá resposta a um planeta que precisa de uma nova energia. Este posicionamento inclui o compromisso sem precedentes de investir 24 bilhões de euros na transição energética, nos próximos quatro anos e a ampliação do carácter social e inclusivo da EDP, reforçando os compromissos ESG (Environmental, Social, Governance) definidos pela administração da empresa.
“Na EDP, encaramos esta nova década com sentido de missão e de urgência. A necessidade de mudarmos hoje a nossa pegada será determinante para garantir um amanhã mais sustentável, inclusivo e justo. Depois de termos assumido um compromisso sem precedentes com o setor energético e de aprofundarmos a ligação com as comunidades onde estamos presentes, é o momento de reforçar esta ambição e sentido de dever perante toda a sociedade”, declara Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP global.
Materializando esta estratégia está, por exemplo, o plano de produzir eletricidade apenas a partir de fontes renováveis até 2030. São também prioridades o investimento em projetos de ação social, como o acesso à energia por populações desfavorecidas e o apoio à educação e à cultura.
Ativações da campanha
Para materializar este posicionamento, a EDP aliou-se a projetos desportivos, artísticos e de inclusão social que traduzem a força do vento, do sol, da água e o compromisso com a descarbonização e a economia circular:
- Exposição submarina com corais artificiais – Alexandre Farto, conhecido internacionalmente como Vhils, vai criar uma exposição submarina a partir de peças de usinas desativadas da EDP, que reaproveitará artística e biologicamente. O EDP Art Reef vai permitir criar um ecossistema marinho e personifica o objetivo da empresa de ser 100% verde em 2030, bem como a importância da economia circular e da preservação do meio ambiente. O projeto estará concluído em 2022;
- Travessia no Atlântico – Francisco Lufinha, kite surfer e recordista mundial, quer continuar a bater recordes. Na EDP Atlantic Mission, vai tentar ser o mais rápido a atravessar sozinho o Atlântico num kiteboat sustentável, movido apenas por energias renováveis – a força do vento e o poder do sol. Tal como a EDP, que há mais de uma década foi pioneira no desenvolvimento da energia eólica em vários continentes, o atleta vai partir de Portugal, no fim do ano, com destino à América, viajando mais de 6 mil quilômetros;
- Mentoria para surfistas – para apoiar hoje os que vão mudar o amanhã na água, a EDP está desenvolvendo um programa global e intensivo de mentoria a cinco jovens surfistas. Com o EDP Surf for Tomorrow, a ambição é proporcionar um treinamento intensivo em várias geografias ligadas ao surf, para colocar mais atletas na elite mundial. Desta forma, a empresa aposta nas gerações atuais para alcançar um futuro mais promissor.
- Bairros solares – para assegurar uma transição energética inclusiva, a EDP quer que a energia do sol possa ser partilhada por todos e aproveitada também pelos mais vulneráveis. Assim, criou as EDP Inclusive Solar Communities, ou Bairros Solares Solidários, instalando painéis solares em várias Instituições Particulares de Solidariedade Social de Portugal e Espanha, de forma a que possam produzir energia solar e partilhá-la com famílias carenciadas, reduzindo significativamente as suas faturas de energia.
Uma história contada, pela primeira vez, em todos os países
Pela primeira vez, o lançamento de uma nova narrativa de marca foi feito de forma simultânea em todos os países onde a EDP opera, reforçando o posicionamento global do grupo.
A estratégia será amplificada nos próximos meses, com o acompanhamento destas missões e projetos no site (www.edp.com) e nas redes sociais da empresa. Farão também parte deste posicionamento novos projetos que o grupo vai iniciar, já que nos próximos anos serão desenvolvidos mais 20GW em energias renováveis, assim como aprofundados o negócio de redes inteligentes e as soluções para clientes.
Para desenvolver o projeto, a EDP contou com o apoio da White e da Solid Dogma. A produção da campanha esteve a cargo da More Maria, com a realização de Frederico Miranda e direção de fotografia de Jackson Hunt.
Transição energética
No Brasil, o propósito de liderar a transição energética envolve o investimento recorde de R$ 6 bilhões nas redes de Distribuição da Companhia e a elevação, em mais de 20 vezes, do tamanho de seu parque de energia solar, chegando a 1GWp de capacidade instalada. O segmento receberá um investimento de R$ 3 bilhões até 2025. Por aqui, a visão do Changing Tomorrow Now também inclui o aprofundamento dos compromissos de ESG.
Consulte mais informações sobre todos os projetos e a narrativa do Changing Tomorrow Now em edp.com/changingtomorrownow
Destaques
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
- Comerc Energia é nova associada da Aberje
- Em lançamento da segunda edição de “Muito Além do Media Training”, autoras comentam as atualizações da obra e importância do tema
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso ColetivoGiovanni Nobile Dias Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidadeTatiana Maia Lins Gestão da Reputação é um tema sério, cuidado com oportunistas de plantão