EDP investe mais de R$ 23 milhões em subestação de energia em São Sebastião
07 de abril de 2021
  • English

Nova estação vai expandir a capacidade do sistema energético da cidade em 24%. Obra está em fase de construção e tem previsão de energização para dezembro deste ano

A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, inicia as obras da Estação de Transformação de Energia (ETD) Olaria, no município de São Sebastião. Com investimento de mais de R$ 23 milhões, a ETD beneficiará aproximadamente 15 mil unidades consumidoras diretamente, entre residências, comércios e indústrias.

Localizada no bairro que leva o mesmo nome da instalação, a subestação Olaria está em fase de construção, e a previsão para sua finalização é dezembro deste ano. A obra visa a acompanhar o crescimento e desenvolvimento econômico da região nos próximos anos e também trazer mais robustez e flexibilidade operacional ao sistema existente do município. Atualmente, São Sebastião conta com quatro subestações e, com a ETD Olaria, o sistema energético local será expandido em 24%, passando dos atuais 123 MVA para 153 MVA.

Equipada com as últimas tecnologias relacionadas a eficiência, segurança e sustentabilidade, a nova subestação terá capacidade de 30 MVA, distribuídos entre seis alimentadores de média tensão. A unidade contará também com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo e dois transformadores com óleo vegetal, reforçando os princípios de mitigação do impacto ao meio ambiente. A estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operados e supervisionados de forma remota, via Centro de Operação Integrado (COI) da Companhia.

Para conectar a ETD Olaria ao sistema da Distribuidora, está sendo construída uma nova rede aérea com 2,8 km de extensão, com tecnologias de fiação compacta e protegida, mais resistentes a agentes externos como a vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso, serão implantados 29 postes e instalados cinco equipamentos de proteção e de manobras de carga.

A EDP investe continuamente para garantir a excelência no serviço prestado e a construção, ampliação e modernização de estações e linhas de distribuição são fundamentais para acompanhar de forma sustentável o aumento da demanda de energia, conforme o crescimento das cidades. “Como parte do nosso robusto plano de investimentos previstos para este ano, esta obra tem como objetivos garantir a segurança do abastecimento de energia elétrica e reforçar a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia nesta importante região do estado”, afirma João Brito Martins, vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil. Atualmente, a EDP atende cerca 2 milhões de clientes, aproximadamente 6 milhões de pessoas, em 28 municípios paulistas, por meio de 65 subestações.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *