Editora lança livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” de Mauro Calliari
No dia 14/12 a BEĨ Editora lança o livro Espaço Público e Urbanidade em São Paulo, de Mauro Calliari, doutorando da FAU-USP com foco em História dos Espaços Públicos, autor do blog “Caminhadas Urbanas”, do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do Arq.Futuro. O lançamento acontecerá na Livraria da Vila, na Vila Madalena, com mini palestra do autor e sessão de autógrafos, tudo aberto ao público.
O livro se propõe a responder três grandes questões ligadas à convivência nas metrópoles atuais: o que é um bom espaço público, por que o espaço público é tão importante atualmente e qual a relação histórica de São Paulo com seus espaços públicos. Para Calliari, há uma mudança em curso na apropriação destes espaços em São Paulo, um momento histórico de inflexão, que está no cerne da obra.
Segundo o autor, que atua na área de mobilidade a pé e é membro do Conselho de Política Urbana de São Paulo, “há uma evidente preocupação das pessoas na retomada do uso do espaço público: movimentos de ocupação de praças e ruas, debates acalorados sobre a destruição dos símbolos da cidade dividida, como o Minhocão, a retomada do carnaval de rua, os parklets, as ciclovias, o Plano Diretor e vários outros exemplos”. Para Calliari, muitas vezes esses debates se ressentem da falta de uma base comum sobre a história da cidade e as implicações das decisões tomadas ao longo de suas gestões.
Mas o fenômeno de São Paulo não é isolado. “Várias cidades ao redor do mundo estão rediscutindo o papel do carro, a importância de seus espaços, a preservação do patrimônio e até botando abaixo viadutos em nome da urbanidade. A sugestão de uma base de conhecimento comum sobre o espaço público e sobre a história da cidade é o ponto de partida desse livro”, explica.
Uma abordagem diferente
Em cinco capítulos, o livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” conversa com estudantes, gestores públicos, ongueiros, sociedade civil e interessados traz um ponto de vista que não tem medo de resolver as questões mais importantes a partir de uma visão histórica, mas com uma grande dose de atualidade.
Pressupostos de bons espaços públicos, o entendimento da importância dos espaços de convivência ao longo da história, a vivência de pessoas diferentes no mesmo espaço estimulando a formação da identidade individual e como São Paulo assiste a um resgate da urbanidade, que pode permiti-la dar um salto em termos de capacidade de convivência no espaço público nos próximos anos são temas presentes. Coração do livro, o capítulo “A relação de São Paulo com seus espaços públicos ao longo do tempo” aborda a história de São Paulo a partir do ponto de vista da relação com seus espaços públicos, a fim de entender como a cidade chegou a produzir espaços de alta qualidade que foram abandonados durante décadas. Os espaços mais emblemáticos dessa mudança foram retratados pelo fotógrafo Tiago Queiroz, do jornal O Estado de S.Paulo.
Espaço Público e Urbanidade em São Paulo
Autor | Mauro Calliari
ISBN | 978 85 7850 142 – 6
Edição bilíngue (português |inglês)
1ª edição | Novembro 2016
Páginas 208
Medidas 19 x 26cm
Preço R$ 75,00
Lançamento do Livro
Data: 14 de dezembro de 2016
Local: Livraria da Vila – R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo
Horário: 18h às 22h
Palestra pocket com o autor entre 19h30 e 20h.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados