Editora Aberje lança livro sobre como implementar estratégias de ESG, do propósito à ação
Rodolfo Guttilla, Sócio fundador da CAUSE, consultoria especializada na gestão de causas, advocacy e estratégias de sustentabilidade e ESG, lança o livro “Como implementar uma estratégia ESG, do propósito à ação”. Na obra, publicada pela Editora Aberje, selo de publicações da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o autor apresenta um panorama da evolução do tema no mundo e no país, e casos exemplares de organizações como Associação Brasileira das Indústrias do Varejo Têxtil (ABVTEX), Libbs, Sanofi e Suzano, entre outros, concebidos e implementados pela CAUSE.
“Ao percorrer os capítulos do livro, acredito que o leitor interessado saberá dimensionar a evolução da agenda da sustentabilidade e o meu envolvimento com o tema – atualmente ressignificado pela sigla ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança). A ênfase da sigla na capa tem por objetivo capturar a atenção de um grande e crescente número de interessados sobre o assunto e convidá-los a debater o tema em profundidade, a partir de referências acadêmicas, metodologias e casos exemplares”, explica Guttilla.
“São poucas as organizações que têm o ESG como parte da estratégia de negócio. Afinal, redirecionar a estratégia de uma corporação, seus valores e sua cultura, não é uma tarefa simples. É um processo longo e árduo, com necessidade de investimentos, e ao qual somente agora algumas empresas estão dando a devida importância, tendo em vista o envolvimento de múltiplos atores da sociedade civil com o tema”, conclui.
Sobre o autor
Comunicador social e cientista social, com Mestrado em antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Rodolfo Guttilla atua nos campos da comunicação organizacional e da sustentabilidade há quase três décadas. É especialista em Marketing pela Northwestern University, Kellogg Institute e Fundação Dom Cabral. Ao longo dos cerca de 20 anos em que permaneceu à frente da Whirlpool e da Natura, liderou iniciativas na América Latina. Atuou como conselheiro de associações internacionais, como Union for Ethical Biotrade e Global Reporting Initiative. É sócio-cofundador da CAUSE, consultoria especializada na gestão de causas, advocacy e estratégias de sustentabilidade e ESG.
Cumprindo seu papel de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação, a Aberje é a parceira da CAUSE na produção, edição e lançamento da obra. A associação é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação e os princípios da sustentabilidade nas empresas e instituições.
O livro poderá ser encontrado no site da Aberje.
Evento: Lançamento do livro “Como implementar uma estratégia ESG, do propósito à ação”
Autor: Rodolfo Guttilla
Data: 20 de junho de 2023
Horário: às 19 horas
Local: Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi – piso superior
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 – São Paulo/SP
Livro: “Como implementar uma estratégia ESG, do propósito à ação” (114 páginas, R$ 40,00)
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa