Edenred acelera seu desenvolvimento no mercado de gestão de despesas
O grupo francês Edenred anuncia a assinatura de um acordo com a empresa brasileira Embratec, na qual ambas combinarão seus ativos em gestão de despesas em uma joint-venture de 65% detida pela Edenred e 35% pelos acionistas fundadores da Embratec. Esta transação formará um importante player no mercado brasileiro de gestão de despesas.
Fundada em 1999, a Embratec desenvolve cartões de combustível e soluções de manutenção de frotas no Brasil, atendendo cerca de 15 mil clientes corporativos e aceito por 19 mil estabelecimentos afiliados e oficinas de manutenção. Em 2014, a empresa gerou cerca de R$ 3,5 bilhões em volume de emissão, tornando-se um player relevante neste mercado no Brasil.
A Embratec também desenvolve soluções de benefícios aos trabalhadores e antecipação salarial. Em 2014, esses negócios geraram um volume de emissão de, respectivamente, R$ 455 milhões e R$ 522 milhões.
Em 2014, a Embratec alcançou, no geral, aproximadamente R$ 4,5 bilhões em volume de emissão, R$ 275 milhões em receitas e R$ 90 milhões em EBITDA, representando uma margem de mais de 30% sobre a receita.
Criação um relevante player em Gestão de Despesas no Brasil
Edenred e Embratec combinarão seus ativos em gestão de despesas e os negócios de antecipação salarial da Embratec em uma joint-venture de 65% detida pela Edenred e 35% pelos acionistas fundadores da Embratec.
A Edenred contribuirá por meio de seus negócios gerados pela Ticket Car e Repom e a Embratec com seus negócios de cartão de combustível, manutenção de frotas e frete, operadas sob as marcas Ecofrotas e Expers. O negócio de soluções de antecipação salarial, que tem forte potencial de crescimento, também será incorporado. Com base em projeções de 2014, o volume de emissão aproximado da nova entidade será de R$ 7,6 bilhões, e as receitas de R$ 450 milhões.
A aliança tornará a Edenred um key-player no mercado brasileiro de cartão de combustível, com market share de cerca de 18% (excluindo frete). O grupo atenderá a mais de 27 mil clientes, com uma rede de mais de 23,5 mil estabelecimentos afiliados. A transação permitirá que a Edenred dobre o tamanho de suas operações de cartões de combustível no Brasil.
Melhor posicionamento no mercado de benefícios aos trabalhador
A Edenred também adquirirá participação de 100% no negócio de benefícios ao trabalhador da Embratec, desenvolvido sob a marca Ecobenefícios. Esse mercado gerou para a empresa R$ 455 milhões em volume de emissões em 2014. Esta aquisição consolidará a participação de mercado da Edenred no Brasil e aumentará em 3% o volume de emissão local para este negócio.
Oportunidade única alinhada com a estratégia da Edenred
A aliança com a Embratec está totalmente alinhada com a estratégia da Edenred de acelerar seu desenvolvimento no mercado de gestão de despesas, segundo pilar de crescimento do grupo francês. A taxa de crescimento anual da empresa superou 20% entre os anos de 2009 e 2014, elevando a contribuição do negócio de gestão de despesas ao volume de emissão do grupo de 7% para 14%. Após a aliança, e com base em números de 2014, a unidade de negócios de gestão de despesas será responsável por 17% do volume de emissão da Edenred. O grupo francês também tem uma opção de compra sobre uma participação de 51% na UTA, que pode ser exercida a partir de 2017. A Edenred, portanto, atingiria o seu objetivo de gerar mais de 30% do seu volume de emissão em gestão de despesas em 2017.
De acordo com a infraestrutura do Brasil, a estrada é o meio preferencial de transporte de bens e pessoas. O consumo de combustível em 2014 foi de cerca de 60 bilhões de litros e a taxa de penetração no mercado de cartões de combustível é baixa (entre 15% e 20%). Assim, o mercado brasileiro de frotas e combustíveis oferece forte potencial de crescimento.
"A Edenred tem a satisfação de anunciar uma oportunidade única: esta aliança dobrará o tamanho das nossas operações no mercado de cartões de combustível no Brasil. Vamos nos incorporar à reconhecida experiência da Embratec e teremos apoio de seus acionistas fundadores. Esta operação está totalmente em linha com a nossa estratégia para acelerar nossa expansão no mercado de gestão de despesas, que detém perspectivas de crescimento promissoras", declarou Bertrand Dumazy, CEO da Edenred.
Uma aliança de criação de valor
A Edenred financiará esta aliança, principalmente, ao contribuir com seus ativos de gestão de despesas para a nova entidade, em que deterá uma participação de 65%, complementada por um pagamento em dinheiro de R$ 790 milhões, o equivalente a cerca de 180 milhões de euros A aliança implica um múltiplo de cerca de 14 vezes o EBITDA na avaliação dos ativos (incluindo algumas sinergias).
A combinação dos negócios da Embratec e da Edenred gerará inúmeras oportunidades para criar valor por meio de sinergias de negócios e mutualização de recursos.
A nova aliança dedicada à gestão de despesas e os ativos da Embratec em benefícios aos trabalhadores serão consolidadas nas demonstrações financeiras da Edenred sobre a conclusão da transação, o que terá um acréscimo no lucro líquido do grupo francês de cerca de 2% em 2016 (em uma base anual e antes do impacto contábil de compra).
O fechamento do negócio está sujeito à aprovação das autoridades competentes, incluindo o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Espera-se que seja finalizado no primeiro semestre de 2016.
Sobre a Edenred
A Edenred, responsável pela criação do Ticket Restaurant® e líder mundial do setor de serviços pré-pagos para empresas, concebe e desenvolve soluções que melhoram a performance corporativa e aumentam o poder aquisitivo da população.
As soluções oferecidas pela Edenred garantem que as verbas concedidas pelas empresas sejam destinadas a um uso específico e permitem gerenciar:
- Benefícios os Trabalhador (Ticket Restaurant®, Ticket Alimentação, Ticket CESU, Childcare Vouchers, etc.)
- Gestão de Despesas Corporativas (Ticket Car, Ticket Cleanway, Repom, etc.)
- Incentivos e Fidelidade (Ticket Compliments, Ticket Kadéos, etc.)
O Grupo oferece também produtos que auxiliam as instituições públicas no gerenciamento de Programas Sociais Públicos.
Registrada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 42 países e conta com mais de 6 mil colaboradores, cerca de 660 mil clientes (empresas e municipalidades), 1,4 milhão de estabelecimentos credenciados e 41 milhões de usuários. Em 2014, o volume de cartões e vouchers emitidos pela Edenred totalizou 17,7 bilhões de euros, sendo 60% em países emergentes.
Ticket Restaurant® e outras denominações de programas e serviços oferecidos pela Edenred são marcas registradas pertencentes ao Grupo Edenred.
Destaques
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?