Ecolab lança o ferramenta on-line gratuita para ajudar as empresas a melhorar resultados na gestão de água
A Ecolab, associada da Aberje, lançou o Smart Water Navigator, uma ferramenta on-line gratuita para ajudar as empresas, em todo o mundo, a melhorarem sua gestão de água em suas unidades, diante da crescente escassez global.
Segundo as projeções da ONU, haverá 40% de déficit de água no mundo até 2030, a menos que sejam tomadas medidas para reduzir o consumo global. A indústria responde por 20% de todo o uso de água doce em todo o mundo e por mais de 40% nos países desenvolvidos. Além disso, o consumo tende a crescer nos países em desenvolvimento à medida que se industrializam. “Todas as empresas e comunidades precisam de água,” afirma Douglas M. Baker Jr., presidente e CEO da Ecolab. “As empresas podem fazer muito, com as tecnologias já disponíveis, para garantir que todos tenham água no futuro. É por isso que desenvolvemos essa ferramenta: para ajudar a transformar boas intenções em ações.”
Cada vez mais, as empresas possuem metas de redução de água, e muitas delas não tem expertise e ferramentas para alcançá-las. O Smart Water Navigator ajuda a preencher essa lacuna. Desenvolvido em parceria com a Trucost, empresa líder global em tecnologias digitais, e uma comissão consultiva de grandes empresas do setor privado, a ferramenta utiliza como base uma avaliação direta com 13 perguntas, elaborada pelos principais especialistas em administração de recursos hídricos.
O Smart Water Navigator mostra às empresas o desempenho de suas unidades operacionais, comparadas com as melhores práticas de gestão de água do setor. A ferramenta coloca ainda cada instalação em uma Curva de Maturidade da Água (Water Maturity Curve) e gera um guia específico por setor e por local, com ações para ajudar a empresa a construir práticas sustentáveis e “inteligentes” na gestão de água e alcançar o seu próximo nível da Curva de Maturidade.
Por meio de um painel virtual, as empresas podem classificar suas unidades por região geográfica, nível de estresse hídrico e desempenho em gestão de água, permitindo-lhes priorizar locais específicos para investimento em soluções para economia de água. Além disso, com a função “benchmarking” (análise comparativa), as empresas também podem comparar sua posição na Curva de Maturidade da Água em relação a outras empresas do mesmo setor.
A água é um recurso local e, como cada região é abastecida por uma bacia hidrográfica diferente, o uso corporativo da água deve ser tratado a nível local. Mas, segundo Orson Ledezma, vice-presidente e gerente geral da Ecolab no Brasil, é aí que falta a ação transformadora. “Metas ambiciosas são definidas a nível corporativo mas, muitas vezes, os gestores das unidades locais não possuem as ferramentas, recursos e incentivos para atender a essas expectativas. Desde 2011, o consumo de água caiu apenas 10% globalmente”, afirma Ledezma. “O Smart Water Navigator ajudará as empresas a obterem uma economia de água muito mais significativa”.
O Smart Water Navigator pode ser usado por empresas de todos os setores, seja para gerenciar uma ou várias unidades. A ferramenta está disponível no site www.smartwaternavigator.com.
MONETIZER – O Smart Water Navigator complementa a ferramenta Water Risk Monetizer, lançado anteriormente pela Ecolab, para ajudar as empresas a compreenderem o valor real da água – que, muitas vezes, é significativamente maior que a “conta” de água – para seus negócios.
Em 2017, a Ecolab ajudou seus clientes em todo o mundo a economizarem mais 171 bilhões de galões de água, o equivalente à necessidade anual de água potável de 590 milhões de pessoas.
Destaques
- Encontro da Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, do Pacto Global Rede Brasil, apresenta planos para 2025
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
ARTIGOS E COLUNAS
Thiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensa