PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de agosto de 2021

E-book traz reflexões e práticas de inovação e ESG pela ótica de grandes líderes empresariais brasileiros

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Pesquisadores da FDC, com o apoio da Ambipar, BV, CESCON Barrieu e Julius Bär, desenvolvem trabalho que vai resultar ainda em webinars e cursos online sobre o tema

O tema ESG tem sido muito discutido e relacionado ao mercado financeiro. Para a Fundação Dom Cabral (FDC), o tema serve para além de satisfazer as expectativas dos investidores, ele é um diferencial no mercado para inovar e cocriar um futuro mais próspero. E, fiel ao lema da FDC de aprender com os executivos, ouvimos as vozes de grandes líderes empresariais como Malu Pinto e Paiva, Fábio Barbosa, Jean Jereissati e Clarissa Lins, que se dedicam ao estudo do tema ESG, para lançar o e-book inédito “Inovação o motor ESG”. Na publicação, os especialistas compartilham as suas experiências e reflexões para este caminho que está diretamente relacionado à capacidade de inovação das empresas e quais os critérios ambientais, sociais e de governança servem de guia em suas jornadas.

O trabalho é coordenado pelo professor Carlos Arruda e conta com a participação das pesquisadoras Erika Barcellos, Stephania Guimarães, do professor associado da FDC Carlos Camargo Penteado Braga, do professor e especialista em governança Dalton Sardenberg e do professor e diretor do Núcleo de Sustentabilidade Heiko Spitzeck. Com o patrocínio da Ambipar, BV, CESCON Barrieu e Julius Bär, a pesquisa resultará ainda em uma série de webinars e um curso online sobre ESG e inovação. Segundo o professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, Carlos Arruda, “o debate em torno dos temas que incorporam ESG são os motivadores da inovação nas organizações”, afirma.

“Esperamos que as reflexões e práticas apresentadas nesta iniciativa iluminem as trilhas dos gestores e lideranças que estão atentos aos sinais dos tempos e dispostos a antecipar um futuro que seja mais próspero, socialmente justo, produtivo e ambientalmente responsável”, explica Antonio Batista da Silva Junior, presidente-Executivo da FDC.

O e-book
Serão seis capítulos que abordarão conceitos técnicos que vão desde como diferenciar o conceito de ESG da sustentabilidade, até à indicação sobre o que o futuro reserva para a prática. O primeiro capítulo é editado pelo professor da FDC e diretor do Núcleo de sustentabilidade Heiko Spitzeck e fala sobre “O que é ESG e como se diferencia da sustentabilidade?”.

“ESG pode ser declarada como uma nova nomenclatura para a mesma coisa – integrar considerações sociais e ambientais na tomada de decisão de empresas. Só que o novo rei é mais poderoso – ele vem direto do mercado financeiro. Com isso o conceito deixou de ser periférico e chegou no cerne do negócio. E por que o mercado financeiro está de repente olhando para questões sociais e ambientais? A resposta é relativamente simples: ESG ajuda a proteger e criar valor”, contextualiza Spitzeck.

O capítulo traz ainda a evolução do modelo de negócio na empresa na visão de Jereissati Neto, diretor-presidente Executivo da Ambev; o empoderamento de pessoas que constroem o futuro, por Caroline Carpenedo, diretora Global de Pessoas e Responsabilidade Social na Gerdau; e o valor coletivo para negócios, pessoas e planeta nas palavras de Janete Vaz, cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin.

O e-book “Inovação o motor ESG” traz ainda abordagens sobre “ESG: um olhar do mercado financeiro para a sustentabilidade”, editado por Carlos Braga; “Práticas de inovação ambientais”, com edição de Carlos Arruda; “Práticas de inovação em aspectos sociais”, por Stephania Guimarães; “Práticas de inovação em aspectos da governança”, editado por Dalton Sardenberg; e a reflexão de encerramento é “O futuro do ESG”, onde todos os pesquisadores trazem suas análises sobre o tema.

Serviço: 1º webinar: O ESG é uma onda? O impacto do ESG do Marketing à Liderança
Quando: 19 de agosto, quinta-feira.
Horário: das 18h às 19h30
Transmissão: Youtube e as instruções de acesso serão fornecidas após a inscrição pelo endereço https://www.sympla.com.br/inovacao-o-motor-do-esg__1297896.

A discussão sobre ESG no mercado é onipresente e muitos executivos se perguntam: será que é uma onda? Neste webinar lançaremos os primeiros capítulos do e-book “Inovação: o motor do ESG”. Com moderação do professor Heiko Spitzeck, Fábio Colletti Barbosa, membro dos conselhos do Itaú-Unibanco, da Gávea Investimentos, da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), da Natura Cosméticos, da Ambev, diretor-Presidente da Fundação Itaú e membro do Conselho do Instituto Empreender Endeavor, do Centro de Liderança Pública (CLP) e da UN Foundation para apoio a ONU; e Sonia Consiglio Favaretto, SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU e especialista em Sustentabilidade.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.