PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de maio de 2021

Dow reforça seu compromisso com inclusão e diversidade por meio de grupos de afinidades e programas direcionados à comunidade LGBTQIA+

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:
  • Dow foi a primeira companhia global da indústria química a criar grupo de apoio interno para dar suporte ao desenvolvimento de funcionários da comunidade LGBTQIA+
  • Responsável pelo desenvolvimento de programas inovadores, como o de inclusão para pessoas trans, o GLAD, Grupo de Afinidade LGBTQIA+, está organizado no Brasil desde 2012

No Dia Mundial de Combate à Homofobia, a Dow, empresa que tem em seu DNA os valores de integridade, respeito pelas pessoas e proteção do planeta, reforça o seu posicionamento contra todos os tipos de preconceito — missão urgente no Brasil, considerado um dos países que mais discrimina e mata pessoas LGBTQIA+ no mundo.

Pioneira em ações e programas de Inclusão e Diversidade, a Dow foi a primeira empresa da indústria química a instituir uma de suas ERGs (Employees Resource Groups) – os Grupos de Afinidades – voltada para esse público, em 2000. O GLAD foi criado para conectar, refletir e articular ações e iniciativas, dando espaço e voz ativa aos funcionários da comunidade LGBTQIA+ em todas as ações e decisões da companhia.

No Brasil, o GLAD atua desde 2012. “Trabalhamos para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todos os funcionários, independentemente de sua orientação sexual, identidade ou expressão de gênero”, afirma Renan Henrique, Líder de Diversidade LGBT+ da Dow. Atualmente, o GLAD realiza iniciativas em todas as fábricas do Brasil, por meio de campanhas educacionais, eventos, treinamentos, visitas de lideranças às unidades, entre outras iniciativas que, inclusive, se tornaram referência para outras empresas.

Entre os principais programas desenvolvidos pela Dow, destacam-se os treinamentos específicos, como o GLAD I&D Training, que aborda conceitos e propõe reflexões sobre temas relevantes para a comunidade LGBTQIA+ e pelo qual mais de 1.800 funcionários já foram capacitados.

Em 2020, a companhia lançou a primeira edição do programa de desenvolvimento “Evolve”, criado por e para funcionários LGBTQIA+. Em sua primeira edição, o programa promoveu o desenvolvimento de novas habilidades e competências, empoderando nossos funcionários LGBTQIA+ a serem protagonistas de suas carreiras. O resultado do Evolve foi tão positivo que agora será adaptado para os talentos negros da Dow.

A causa da população transgênero também vem ganhando cada vez mais visibilidade dentro da corporação. Desde 2015, o GLAD tem se dedicado, por meio do Programa de Jovem Aprendiz, a empregar pessoas trans. Até agora, 11 pessoas já passaram pelo programa, que é voltado para jovens de até 24 anos. Outra ação para os funcionários trans é a cobertura da terapia hormonal, que acontece desde 2018.

Para além das ações internas, a Dow é uma importante articuladora do debate sobre a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no ambiente corporativo. A organização é parceira do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ desde sua fundação, desenvolvido para incentivar boas práticas nas empresas signatárias.

A Dow também participa e colabora com o Pride Connection, a maior rede corporativa da América Latina, trabalhando para promover a inclusão LGBT+.

A empresa ainda faz parte do Fórum Out & Equal Brazil, que fortalece sua aliança estratégica global, e já promoveu campanhas internas de arrecadação de roupas e materiais a serem doados para ONGs, que oferecem abrigo a pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade, como a Casa Florescer, localizada em São Paulo. “A Dow compartilha suas melhores práticas com outras organizações que pensam da mesma forma e apoia projetos inovadores com o objetivo de liderar essa jornada na busca por um ambiente cada vez mais diverso e, assim, atingir a nossa ambição de ser a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, inclusiva, focada no cliente e sustentável do mundo”, finaliza o líder brasileiro.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.