Dow amplia programas de desenvolvimento e equidade de gênero para fortalecer mulheres em tempos de pandemia
10 de março de 2021
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  • Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Dow enfatiza a importância de programas e iniciativas em prol do desenvolvimento de mulheres e da equidade de gênero.
  • A companhia se destaca entre as melhores empresas de grande porte para a mulher trabalhar, no Brasil, e mantém mais de 60% de mulheres em cargos de liderança executiva na América Latina.

A Dow é reconhecidamente uma companhia que carrega em seu DNA o compromisso com Inclusão & Diversidade. Foi uma das pioneiras na abordagem dessas questões no ambiente corporativo e na comunicação desses valores para a sociedade em sua jornada centenária. Dos primeiros comitês internos à instituição das ERGs (Employees Resource Groups) – os Grupos de Afinidades, criados há mais de 30 anos para conectar, refletir e articular ações e iniciativas para mulheres, negros e negras, LGBTQIA+ e PCDs – a companhia atua para dar espaço e voz ativa a esses grupos em todas as ações e decisões.

Como resultado de suas práticas e programas, a Dow foi reconhecida pelo GPTW Mulheres como uma das melhores empresas de grande porte para a mulher trabalhar, no Brasil, e se destaca por possuir mais de 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, na América Latina.

Impactos da pandemia

Segundo dados da Cepal/ONU, a participação das mulheres na força de trabalho na América Latina caiu para cerca de 46%, sendo que um ano antes a taxa era de 52%. Os efeitos desse retrocesso, segundo o relatório, podem impactar na vulnerabilidade das mulheres à violência doméstica.

Em meio aos impactos da pandemia sobre a força de trabalho feminino na região, a Dow ampliou seus programas de apoio e desenvolvimento para funcionárias e integrou frentes corporativas em campanhas de combate à violência doméstica, que aumentou consideravelmente durante o período de isolamento social. Em 2020, foram registradas nos canais Disque 100 e Ligue 180 mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher.

Pensando nisso, a Dow, em parceria com o Instituto AVON e outras empresas, criaram a Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. A coalizão tem como objetivo transformar vidas de mulheres e meninas vítimas de violência, por meio de investimentos em prevenção e cuidado dentro e fora das empresas.

Dessa iniciativa surgiu a campanha #IsoladasSimSozinhasNão, que busca conscientizar a sociedade sobre a violência doméstica e oferecer apoio e acolhimento às vítimas. “Entendemos o nosso papel social nessa luta e buscamos colocar em nossa agenda temáticas que incentivem o empoderamento feminino e que ofereçam apoio e proteção às mulheres”, afirma Adryane Hermann, líder do grupo de afinidade Women Inclusion Network (WIN) da Dow.

Ao se engajar em ações e campanhas voltadas à força de trabalho feminina, dentro e fora da empresa, a Dow quer inspirar outras empresas e a sociedade a seguirem o mesmo caminho. “Acreditamos que iniciativas que garantam um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e que ofereça oportunidades de crescimento profissional e pessoal para todos é o caminho, e serve de exemplo para transformar não só uma companhia, mas toda uma sociedade”, enfatiza a executiva.

WIN – empoderamento feminino e busca por equidade

No último ano, a Dow ampliou as ações do WIN (Women Inclusion Network), um dos grupos de afinidades da empresa que se dedica a questões relacionadas ao empoderamento feminino e à equidade de gênero. Por meio do WIN, a Dow desenvolve programas e abrange práticas como:

  • WIN +5: desenvolvido para estimular mulheres a expandirem sua rede profissional na companhia, no qual cada participante é conectada a cinco líderes com os quais se reúne periodicamente para trocar experiências.
  • Female Leaders Inspirational Session: promove a conexão de funcionárias com líderes globais que as inspiram profissionalmente para o compartilhamento de práticas, desafios e dicas de desenvolvimento.
  • WIN Tour: bate-papo entre funcionárias das fábricas da Dow e as mulheres do WIN, nos quais são abordados os desafios que ainda enfrentam no ambiente de trabalho. Desse encontro, surgem diversos insights para ações na companhia.
  • Programa Engagement: o programa tem com o objetivo de remover os vieses inconscientes para que os homens tratem mulheres de forma realmente igualitária, sem paternalismo. Sobre as ações de combate à discriminação contra mulheres, a iniciativa fomenta o amplo diálogo com o público masculino, por meio de sessões sobre engajamento e sensibilização de aliados para a importância da equidade no ambiente de trabalho
  • Coaching para desenvolvimento de mulheres (future leaders) – com duração de quatro meses, o Programa de Coaching Diverso teve como objetivo o desenvolvimento de 25 mulheres latinas e suas interseccionalidades.
  • Aliança pelo Fortalecimento do Papel da Mulher na Sociedade: a Dow integra a Aliança pelo Fortalecimento do Papel da Mulher na Sociedade, uma parceria com empresas como Accenture, Avon, IBM, KPMG, Talenses, Whirpool e Unilever e com a ONU Mulheres, além de se tornar signatária global, em 2011, dos Princípios para o Empoderamento da Mulher na Sociedade, elaborados também pela agência da ONU Mulheres e o Pacto Global.
  • Parceria com o Movimento Mulher 360: a Dow é uma das signatárias do grupo empresarial pelo desenvolvimento econômico da mulher. Ao lado de empresas de diferentes setores, a companhia busca promover a diversidade e ampliar a participação feminina no ambiente corporativo.

 

 
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