PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
05 de fevereiro de 2020

Doutores da Satisfação espalham cultura da valorização do cliente pela Sabesp

Thalita Dominato
 
  • COMPARTILHAR:

No filme “The Doctor”, que na versão brasileira tem como título “Um Golpe do Destino”, um renomado cirurgião, frio com seus pacientes, muda de comportamento quando se vê na posição oposta após ter que fazer um tratamento de câncer. Depois de perceber a importância de tratar com respeito cada paciente, o médico propõe a sua equipe vivenciar um dia em cada ala do hospital para ver como é funcionamento do ponto de vista de quem está sendo atendido.

E essa também é a proposta que o Programa Doutores da Satisfação da SABESP, instituição associada da Aberje, lançou aos cerca de 1.100 funcionários que tiveram a oportunidade de conhecer a Central de Atendimento Telefônico, agências de atendimento, o Centro de Controle de Operações (CCO), o Centro de Controle de Mananciais (CCM), os grandes consumidores e os polos de água e esgoto. Nas visitas, os participantes são convidados a se colocarem no lugar dos clientes e a se sentirem parte desse processo que é levar água e saneamento básico para as pessoas.

Criado em 2010 e expandido para a Diretoria Metropolitana em 2013, o até então projeto passou a ser um programa de implementação da cultura de relacionamento a partir de 2016 através do desenvolvimento da empatia, visando melhorar os relacionamentos interno e externo com os clientes. De 2010 até 2019, 2.000 funcionários já participaram das etapas de visitas do programa.

O pontapé inicial dessa verdadeira imersão corporativa no papel do cliente, que teve a última turma da etapa de 2019 finalizada em 18 de dezembro, aconteceu em um encontro do Doutores da Satisfação com os profissionais da Diretoria de Gestão Corporativa (C) e do Sistema Integrado de Informações da Sabesp (SiiS). Realizado em um mesmo dia no Pudim e no Espaço Vida, na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra com o consultor de lideranças da empresa Wisnet Consulting, Felipe Urbano. Com uma abordagem mais filosófica, Urbano instigou os presentes a pensarem em seus próprios propósitos não como resultados do que se pretende alcançar, mas para o que cada pessoa tem dentro de si e pode ofertar e servir ao outro e ao mundo. “Não saber responder o próprio propósito pode impactar diretamente em como você mobiliza o time e em como a experiência deste time pode impactar na do cliente. Se a gente não resolve o mundo interno, não há nada fora que a gente consiga mobilizar”, disse o consultor.

Presente no encontro, o diretor de Gestão Corporativa, Adriano Candido Stringhini, falou sobre a importância do programa Doutores da Satisfação que agrega valor social à empresa e aprimora o relacionamento com o cliente. Idealizadora do programa, a superintendente Comercial e de Relacionamento com os Clientes, Samanta Souza, relembrou o início da ação na Unidade de Negócio Sul (MS) e que depois se tornou um programa corporativo. Ela também lembrou os frutos dos Doutores da Satisfação como o VocalCom – um sistema que funciona como roteiro de atendimento e garante atuação padronizada. Samanta também ressaltou a importância de estar sempre pensando em como melhorar essas relações.

DOUTORES – Desde que começou, há oito anos, o Programa Doutores da Satisfação já levou a cultura da valorização do cliente a 700 lideranças de diferentes áreas da Sabesp, como a Superintendência de Planejamento Integrado (PI) e à Superintendência de Assuntos Regulatórios (PR). Neste ano, passaram pela imersão nas relações com os clientes 440 funcionários de Guarulhos, 408 novos colaboradores, 60 funcionários do time da Unidade de Negócio Oeste (MO), 100 do SiiS e 130 do time da C. O objetivo é valorizar e colocar sempre o cliente no centro do negócio e espalhar essa nova cultura cada vez mais pela empresa, assim como foi feito com os mais de 1.000 colaboradores que em 2019 mergulharam nesses oito meses de atividades intensas e que destacaram a importância da experiência.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.