Documentário retrata o desafio de pacientes com diabetes que nunca receberam tratamento especializado no interior do Ceará
Com o intuito de retratar a realidade de pessoas com diabetes, que jamais tiveram acesso a tratamento especializado, o projeto Um Diabético e a startup social SAS Brasil, com o apoio da Novo Nordisk, produziram o documentário “Jornada pela saúde: falando sobre diabetes”, que retrata ações do projeto VIAS (Visão Integrada de Acesso à Saúde) em municípios de alta vulnerabilidade social no Ceará.
O documentário com 21 minutos de duração, lançado no dia 4 de julho, mostra o trabalho dos voluntários da SAS Brasil nas cidades cearenses de Cruz e Acaraú, e os esforços realizados para mudar a realidade das pessoas com diabetes nessas regiões. Com relatos emocionantes de pacientes e profissionais da saúde, expõe o recorte de um cenário comum para inúmeros brasileiros que vivem nas regiões mais afastadas dos centros urbanos: a falta de atendimento e acompanhamento especializados e os consequentes impactos que ocasionam no controle da doença e na qualidade de vida dessas pessoas.
Apresentado pelo jornalista Tom Bueno, o documentário revela, ainda, como a startup social atua para aumentar o número de diagnósticos do diabetes, otimizar o tratamento de pacientes já diagnosticados, identificar lesões de órgãos-alvo, além das iniciativas focadas no cuidado das pessoas e capacitação dos profissionais de saúde. Vale destacar que o trabalho permite atendimento presencial e acompanhamento remoto de pacientes – durante todo o ano – por meio da telemedicina.
“O tratamento do diabetes é uma questão de saúde pública e todo o apoio a medidas que ajudem a controlar, ou reduzir os impactos da doença, é fundamental. Sabemos que a maioria dos profissionais especializados está concentrada nas grandes capitais e regiões metropolitanas, e seguindo o compromisso global da Novo Nordisk de promover o acesso a cuidados em saúde, atuaremos até 2024 em seis cidades brasileiras, com a meta de atender 5.5 mil pacientes e capacitar 420 profissionais por meio deste projeto”, ressalta a diretora sênior de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novo Nordisk, Simone Tcherniakovsky.
Filmado em novembro do ano passado, durante mutirões da SAS Brasil na região, “Jornada pela saúde: falando sobre diabetes” mostra os benefícios que o projeto VIAS proporcionou entre os pacientes dessas localidades, inclusive, impactando diretamente na redução das filas de espera do SUS. “Há três anos, a SAS Brasil atua de maneira contínua nos municípios de Cruz e Acaraú com objetivo de transformar a realidade do acesso à saúde especializada na região. Já são mais de 15 mil pessoas beneficiadas com atendimentos especializados nas áreas de endocrinologia, oftalmologia, dermatologia e nutrição. Até o momento, essas cidades contam com aproximadamente 700 pacientes acompanhados pelo projeto”, explica Sabine Zink, CEO da SAS Brasil.
O projeto VIAS (Visão Integrada de Acesso à Saúde) é uma parceria entre a SAS Brasil e a Novo Nordisk, e tem como objetivo promover acesso ao cuidado integral e especializado em diabetes em quatro municípios brasileiros: Cavalcante (GO), Santo Amaro (MA), Cruz (CE) e Acaraú (CE). O documentário completo já está disponível no canal da Novo Nordisk Brasil no Youtube e pode ser acessado no link. Já o evento de lançamento para jornalistas, realizado em São Paulo, pode ser visto aqui.
Destaques
- Novas normas e necessidade de transparência marcam quinta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Confiança Corporativa na Era da Policrise: Desafios e Oportunidades para Empresas
- Mesa-redonda debate atuação dos CCOs para edição 2024 da revista Valor Setorial Comunicação Corporativa
- Conferência Internacional de pesquisadores em RP abre chamada para submissão de resumos
ARTIGOS E COLUNAS
Agnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa Anuário da Comunicação CorporativaLuis Alcubierre Manipulação Positiva: Uma Nova Abordagem para o Sucesso Coletivo