Do transporte à experiência, executivo explora como a LATAM Airlines fortalece sua marca

Rodrigo Padilla, Global Chief Brand Officer da LATAM Airlines, foi o convidado do episódio de estreia da terceira temporada do podcast “Desmarketize-se”. No bate-papo, o executivo abordou os desafios e oportunidades do setor de aviação, destacando a importância do marketing na construção de experiências memoráveis para os clientes. A Latam Airlines é uma das mantenedoras da Aberje.
Padilla falou sobre sua transição para o setor aéreo, ressaltando que a aviação vai muito além do transporte de passageiros. Segundo ele, entender o cliente e suas necessidades é essencial para agregar valor e fidelizar passageiros. O executivo abordou as estratégias da companhia para aumentar a penetração de mercado, atraindo novos clientes e ampliando sua base de fidelizados, além de discutir o desafio constante para garantir a percepção de valor.
“Tem toda a parte emocional que é importante a gente levar em consideração, e também a projeção social que aquilo gera, e a gente é muito movido a projeção social. Isso é super relevante para uma pessoa que ainda nem considera voar”, explicou Padilla. “A experiência não é só de quem já viaja, de quem já é membro de um programa de fidelidade. Nós temos que tornar essas experiências visíveis para a base toda, para que as pessoas tenham essa aspiração de querer voar. Temos então que gerar essas narrativas que convençam as pessoas a voar e ao mesmo tempo temos que focar em nossos produtos Premium”, concluiu.
Um dos pontos abordados na conversa foi o uso de inteligência artificial e dados para aprimorar operações e atendimento. A LATAM Airlines tem investido nessas tecnologias para antecipar demandas, melhorar a experiência do usuário e otimizar sua estrutura de serviços. O episódio ainda trouxe insights sobre estratégias criativas de marketing, parcerias estratégicas e o futuro do setor de aviação.
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