Divulgada a lista de aprovados para nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados

Foi divulgada hoje (14) a lista dos 36 candidatos aprovados para a nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, realizado pela Escola Aberje de Comunicação em parceria com a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação) e o Itaú Cultural. As informações já estão disponíveis no site da ECMI FGV, juntamente com a lista de espera.
Ao todo, o processo seletivo recebeu 1.353 cadastros e confirmou 704 inscrições, consolidando o interesse de profissionais de comunicação por formação avançada voltada aos desafios da transformação digital e da cultura de dados.
O programa oferece bolsas integrais para todos os estudantes selecionados. Para esta edição, estão previstas até o momento 36 bolsas integrais para profissionais de comunicação que atuam no terceiro setor, no setor público ou em empresas com áreas estruturadas de responsabilidade social.
Realizado em meio período, o mestrado combina formação acadêmica e aplicação prática, permitindo a conciliação dos estudos com a atividade profissional. A proposta busca preparar profissionais para atuar em contextos marcados pela digitalização dos processos comunicacionais, pelo uso estratégico de dados e pela crescente demanda por inovação em produtos, serviços e narrativas.
A estrutura acadêmica está organizada em duas linhas de pesquisa. A primeira, Inteligência de Dados e Sociedade, dedica-se ao estudo dos impactos sociais, políticos, econômicos e culturais dos dados e ao desenvolvimento de metodologias para análise e tomada de decisão. A segunda, Conteúdos, Produtos e Serviços Digitais, concentra-se na criação de narrativas, produtos e soluções inovadoras para ambientes digitais.
A parceria entre Escola Aberje de Comunicação, FGV Comunicação e Fundação Itaú tem como objetivo ampliar o acesso à formação stricto sensu e fortalecer a produção de conhecimento aplicado à comunicação digital, reunindo profissionais de diferentes setores em torno de desafios contemporâneos relacionados a tecnologia, dados, inovação e impacto social.
Sobre o Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
Criado em 2024, o programa já concedeu 66 bolsas integrais, evidenciando o compromisso da Aberje, da FGV Comunicação e da Fundação Itaú com responsabilidade social e inclusão no campo acadêmico.
O processo seletivo de 2026 recebeu candidatos que atuam em institutos, fundações e organizações da sociedade civil, profissionais que trabalham diretamente com comunicação em organizações governamentais ou na área de responsabilidade social de empresas privadas.
A grade curricular reúne disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas, além de orientação e elaboração de projeto final, contemplando temas relacionados à comunicação digital, inovação, gestão e ciência de dados aplicada.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar A comunicação organizacional entrou definitivamente na era da legitimidadeRodrigo Amaral Desinteligência Natural vs. Inteligência Artificial: entre o dado e o delírioRafael Calia Além da operacionalização: o que afasta a Comunicação Interna do topo da estratégia organizacional
Destaques
- Aberje promove debate em Brasília sobre reputação em novo ciclo institucional
- Portal da Aberje amplia recursos de acessibilidade e experiência de navegação
- Masterclass marca início de nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
Notícias do Mercado
- Sustainable Day Natura aborda inovação e sociobiodiversidade na Amazônia
- Cortex Summit 2026 debate impacto de dados e IA sobre decisões
- Allison Worldwide nomeia Ana Laura Sivieri presidente da operação brasileira
































