05 de junho de 2023

Diversidade, Equidade e Inclusão são algumas das iniciativas da Shell Brasil

Com a missão de ser uma das companhias mais diversas e inclusivas do mundo, a Shell Brasil desenvolve políticas sólidas para promover a DE&I, dentro e fora da empresa, e combater os vieses inconscientes que podem comprometer a livre expressão e desenvolvimento do completo potencial de todos os indivíduos. Trata-se de um movimento interessante, sobretudo no setor de energia.

Abaixo algumas dessas ações:

Apoio à comunidade LGBTQIA+ e combate à homofobia

No dia 23/05, a TRUEColors, rede voluntária LGBTQIA+ dos funcionários da Shell, promoveu evento em celebração ao Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. O evento ocorreu no Museu do Amanhã com performance de artistas da comunidade LGBTQIA+ e ações de visibilidade e celebração da diversidade sexual e de gênero.

A Shell também foi apoiadora master do Presença Festival, evento que reúne artistas LGBTQIA+ de diferentes linguagens, como música, dança, literatura, teatro, entre outras.

Licença-paternidade estendida

Outra importante ação de DE&I é a licença-paternidade estendida. Desde 1º de janeiro de 2023, a licença-paternidade na Shell Brasil passou de 20 dias para oito semanas (56 dias corridos). O benefício vale para todos os funcionários da Shell Brasil, independente de gênero, orientação sexual e estado civil, aplicando-se a pais biológicos, pais adotivos ou membro do casal designado a receber a licença-paternidade, no caso de casais do mesmo gênero. Todos os benefícios são mantidos e não há impacto na remuneração durante o tempo da licença.

A implementação da licença-paternidade estendida foi muito bem-sucedida, com diversos funcionários que já usufruíram da licença, inclusive casais de funcionários da Shell usufruindo juntos do benefício. A extensão da licença-paternidade apoia a formação familiar dos funcionários e o cuidado ativo dos filhos de forma mais igualitária.

“Censo interno”: Self iD

Em 2022, a Shell iniciou o Self ID, um censo interno de autoidentificação, anônimo e voluntário, para que a empresa possa entender o quão diverso é o seu quadro de funcionários e onde precisa avançar e fortalecer políticas de acolhimento.

KPIs de DE&I e recrutamento inclusivo

Em 2022, a Shell Brasil lançou importantes metas de DE&I, que impulsionam a companhia para um futuro mais inclusivo. Algumas das metas são:

  • Aumentar o percentual de mulheres para 50% até 2030; já no primeiro ano de implementação (2022), esse número aumentou de 41% para 43%.
  • Aumento do percentual de mulheres em posição de liderança sênior de 29% para 33% até 2025
  • Aumento do percentual de mulheres negras em posição de liderança (Gerência) de 9% para 20% até 2030
  • Aaumento do percentual de pessoas negras em posição de liderança (Supervisão) de 14% para 25% até 2030.
  • Dobrar o número de pessoas com deficiência em posições de liderança (coordenação) já em 2023
  • Aumentar o percentual de pessoas trans para 2% até 2025

Para atrair talentos diversos e de diferentes trajetórias, a Shell aplica ações para reduzir barreiras e vieses inconscientes que podem prejudicar a atração e retenção de profissionais diversos. O programa Nácar Digital, criado em 2021, funciona como um recrutamento inclusivo, não tendo como pré-requisito ensino superior e fluência em inglês, e o Jacundá é uma seleção diferenciada para reduzir disparidades educacionais. Há treinamentos obrigatórios em inclusão consciente para todos os funcionários Shell.

Programa de embaixadores em DE&I

Todos os funcionários da Shell Brasil são incentivados a participar das ações de embaixadores DE&I, com participação voluntária. Os funcionários são convidados a realizarem tarefas como ações de voluntariado, organização e participação de eventos DE&I, participação em cursos externos com temática DE&I. Há um sistema de pontos entre lideranças e equipes, e os que mais se destacam pode ganhar prêmios como doação a uma instituição escolhida pelos times.

Redes voluntárias de DE&I da Shell Brasil

No Brasil, a Shell possui quatro redes voluntárias de DE&I: Gender Balance (representatividade feminina, equidade de gênero); TRUEColors (LGBTQIA+); enABLE (pessoas com deficiência) e B Power (equidade racial). Eventos, treinamentos e debates internos e externos são organizados por estes grupos de forma perene.

Apoio a eventos inclusivos e que celebram a diversidade

Além Presença Festival, a Shell apoia outras iniciativas culturais e esportivas que celebram a diversidade e a inclusão. Estes apoios ocorrem por meio das Leis Federais de Incentivo à Cultura (LIC) e ao Esporte (LIE) e, somando as iniciativas, a Shell investirá em 2023 R$ 70 milhões nestas iniciativas.

Algumas delas são:

  • Festival Back2Black: um dos principais eventos culturais brasileiros em diversidade cultural e relevância para a divulgação da cultura negra e da mistura de culturas oriundas da matriz africana
  • Orquestra Parassinfônica de São Paulo: a Shell patrocina a temporada 2023 desta que é primeira Orquestra Parassinfônica do mundo. Envolve a participação de 250 pessoas (20 a 30% pessoas sem deficiência, crianças, adolescentes e adultos).
  • Atividades Físicas Adaptadas e Inclusão – AFAI: promove atletismo adaptado, futsal adaptado, goalball e vôlei adaptado, com o intuito de desenvolver valores sociais, auxiliar no desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras do público-alvo e melhora na sua qualidade de vida. Ocorre no município de Serra – ES
  • Esporte Paralímpico e Inclusão: trabalha o esporte como instrumento de socialização de pessoas com deficiência. A iniciativa, que acontece em Vitória, no Espírito Santo, atende cerca de 180 alunos inscritos e atendidos nas modalidades de natação, bocha paralímpica e paratriatlon.
  • Praia para Todos: promove a acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e oferece inclusão social através do esporte e lazer nas praias do Rio de Janeiro.
  • Urece Ippon nos Obstáculos: Projeto de judô da Urece Esporte e Cultura para Cegos, associação não governamental, sem fins lucrativos, situada no Rio de Janeiro e dirigida por e para pessoas com deficiência visuais que promovem atividades esportivas para pessoas com deficiência visual de todas as idades.

Biblioteca inclusiva

A Shell organizou em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro, a Biblioteca DE&I, com títulos de livros que abordam a questão de equidade racial, de gênero, de orientação sexual etc. São dezenas de exemplares disponíveis para empréstimo gratuito aos funcionários, por meio de uma plataforma de gestão elaborada internamente. Ao devolver o livro, os funcionários também podem deixar uma avaliação e comentários sobre a leitura, estimulando o debate.

  • COMPARTILHAR: