Diretora da Latam Brasil destaca desafios e avanços na inclusão feminina na aviação em matéria do Correio Braziliense

A diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da Latam Brasil, Maria Elisa Curcio, foi destaque em matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense na última terça-feira (11) sobre o 4º Brasília Summit Lide – Correio Braziliense. A executiva falou sobre os desafios e avanços da presença feminina na aviação e no empreendedorismo e destacou que ainda há desigualdade de gênero e barreiras culturais que dificultam a plena inclusão das mulheres. A Latam Airlines é mantenedora da Aberje.
Segundo Maria Elisa, a aviação permanece marcada por estereótipos e condições de trabalho que não consideram as especificidades das profissionais. “Ficar 12, 24 ou 48 horas fora de casa é um desafio que, nem sempre, é considerado quando se fala em carreira na aviação”, observou. Ela também chamou atenção para a ocorrência de casos de preconceito e assédio durante voos, o que evidencia a necessidade de políticas contínuas de proteção e conscientização.
A executiva ressaltou iniciativas da Latam voltadas à inclusão, como o curso de formação de mecânicos e mecânicas, criado para incentivar a participação feminina em funções técnicas. “Ainda é comum encontrar escolas de aviação sem banheiros femininos”, pontuou, reforçando a urgência de mudanças estruturais. “O céu é grande demais e precisa ser conquistado, também, por 50% da população, que somos nós”, sintetizou Maria Elisa.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Governança da atenção: a resposta estratégica da comunicação interna à era da IARodrigo Amaral O que uma simples corrida de rua pode nos mostrar sobre análise de dadosIsabela Esteves A transparência, sozinha, já não sustenta uma boa reputação
Destaques
- Visita do Idesam à Aberje reforça aproximação entre as instituições
- Comunidade Aberje pode sugerir pautas e fontes para o Valor Setorial Comunicação Corporativa 2026
- Encontro do Capítulo Centro-Oeste em Brasília debate integração entre Comunicação e Relações Governamentais
Notícias do Mercado
- Aldeia Comunicação é nova associada à Aberje
- Marina Person aborda caminhos para o fortalecimento do cinema brasileiro em entrevista ao Canal UM BRASIL
- Folha lança site C-Level e amplia cobertura de negócios e finanças
































